Muita atenção: inteligência artificial não é metaverso -

Muita atenção: inteligência artificial não é metaverso

IA é realidade do dia a dia, que traz benefícios em série para qualquer empresa.
Futuristic warehouse. Innovative place for storing goods. Retail warehouse with virtual screens.
Crédito: Shutterstock

Os meses de janeiro e fevereiro têm uma importância singular para empresários, gestores e estrategistas do varejo. No primeiro mês de cada ano é realizado o maior evento do setor em todo o mundo, a NRF Big Show. E fevereiro é o mês em que a grande feira é mais bem compreendida, que suas novidades e tendências são estudadas com mais atenção, interpretadas e repercutidas.

Aqui no Novo Varejo Automotivo temos por tradição – que já dura décadas – trazer sempre em nossas edições de fevereiro uma reportagem especial que destaca o que de mais relevante foi apresentado às dezenas de milhares de visitantes que comparecem anualmente à NRF.

Consideramos este trabalho de grande relevância para nossos leitores, visto que as futuras transformações a serem impostas à gestão e à operação das lojas invariavelmente aparecem primeiro neste encontro.

Algumas destas inovações até podem, eventualmente, ficar pelo caminho ou, ainda, demorar muito mais tempo do que o esperado para virar realidade na rotina das empresas. Você se lembra do metaverso?

Em 2022, o ambiente virtual paralelo inspirado no mundo dos games que prometia proporcionar um nível de interação absolutamente disruptivo entre as marcas, lojas e consumi – dores foi tema de duas a cada três palestras realizadas na NRF. Era apontado como a principal tendência disruptiva para o setor. No ano seguinte, como que num passe de mágica, praticamente sumiu das rodas de conversas, dos estandes e painéis de conteúdo. Foi parar no arquivo morto das tecnologias que podem, quem sabe, voltar a interessar em algum momento do futuro distante. Quem sabe…

É claro que o metaverso é apenas uma exceção que confirma a regra.

Em geral, a feira tem também seu lado pragmático, que traz para o mundo real tecnologias que muitas vezes parecem habitar apenas as superproduções hollywoodianas. E já que estamos ilustrando nossas afirmações com exemplos concretos, nada melhor do que a reportagem de capa desta edição para compro – var que o mundo encantado da NRF está, isso sim, à beira do seu balcão – ou numa tela, diante de seus olhos.

O grande destaque do evento neste janeiro de 2025 foi – para a surpresa de ninguém – a inteligência artificial. Eis aí um tema que você, que lê o Novo Varejo Automotivo com frequência, certamente conhece bem. Não é de hoje que temos dedicado espaço editorial consistente para noticiar o avanço acelerado desta tecnologia e suas aplicações absolutamente práticas no varejo de autopeças – e, sem dúvida, em todos os demais elos de negócios do Aftermarket Automotivo: atração, atendimento, conversão, retenção, fidelização, operação e cadeia de suprimentos, entre muitas outras.

Ou seja, não é exagero dizer que todas as disciplinas que envolvem um negócio já podem ser beneficiadas pela inteligência artificial. Ah, muito importante: quando escrevemos, no parágrafo acima, “já podem”, é porque já podem mesmo. Caso você, por algum motivo, não tenha notado, IA não é um metaverso. IA é realidade do dia a dia, que traz benefícios em série para qualquer empresa. Seu concorrente talvez esteja, neste exato momento, ganhando eficiência, mercado e dinheiro apoiado por ela. E você, como vem aplicando a inteligência artificial no seu negócio?


Notícias Relacionadas