Muita atenção: inteligência artificial não é metaverso -

Muita atenção: inteligência artificial não é metaverso

IA é realidade do dia a dia, que traz benefícios em série para qualquer empresa.
Futuristic warehouse. Innovative place for storing goods. Retail warehouse with virtual screens.
Crédito: Shutterstock

Os meses de janeiro e fevereiro têm uma importância singular para empresários, gestores e estrategistas do varejo. No primeiro mês de cada ano é realizado o maior evento do setor em todo o mundo, a NRF Big Show. E fevereiro é o mês em que a grande feira é mais bem compreendida, que suas novidades e tendências são estudadas com mais atenção, interpretadas e repercutidas.

Aqui no Novo Varejo Automotivo temos por tradição – que já dura décadas – trazer sempre em nossas edições de fevereiro uma reportagem especial que destaca o que de mais relevante foi apresentado às dezenas de milhares de visitantes que comparecem anualmente à NRF.

Consideramos este trabalho de grande relevância para nossos leitores, visto que as futuras transformações a serem impostas à gestão e à operação das lojas invariavelmente aparecem primeiro neste encontro.

Algumas destas inovações até podem, eventualmente, ficar pelo caminho ou, ainda, demorar muito mais tempo do que o esperado para virar realidade na rotina das empresas. Você se lembra do metaverso?

Em 2022, o ambiente virtual paralelo inspirado no mundo dos games que prometia proporcionar um nível de interação absolutamente disruptivo entre as marcas, lojas e consumi – dores foi tema de duas a cada três palestras realizadas na NRF. Era apontado como a principal tendência disruptiva para o setor. No ano seguinte, como que num passe de mágica, praticamente sumiu das rodas de conversas, dos estandes e painéis de conteúdo. Foi parar no arquivo morto das tecnologias que podem, quem sabe, voltar a interessar em algum momento do futuro distante. Quem sabe…

É claro que o metaverso é apenas uma exceção que confirma a regra.

Em geral, a feira tem também seu lado pragmático, que traz para o mundo real tecnologias que muitas vezes parecem habitar apenas as superproduções hollywoodianas. E já que estamos ilustrando nossas afirmações com exemplos concretos, nada melhor do que a reportagem de capa desta edição para compro – var que o mundo encantado da NRF está, isso sim, à beira do seu balcão – ou numa tela, diante de seus olhos.

O grande destaque do evento neste janeiro de 2025 foi – para a surpresa de ninguém – a inteligência artificial. Eis aí um tema que você, que lê o Novo Varejo Automotivo com frequência, certamente conhece bem. Não é de hoje que temos dedicado espaço editorial consistente para noticiar o avanço acelerado desta tecnologia e suas aplicações absolutamente práticas no varejo de autopeças – e, sem dúvida, em todos os demais elos de negócios do Aftermarket Automotivo: atração, atendimento, conversão, retenção, fidelização, operação e cadeia de suprimentos, entre muitas outras.

Ou seja, não é exagero dizer que todas as disciplinas que envolvem um negócio já podem ser beneficiadas pela inteligência artificial. Ah, muito importante: quando escrevemos, no parágrafo acima, “já podem”, é porque já podem mesmo. Caso você, por algum motivo, não tenha notado, IA não é um metaverso. IA é realidade do dia a dia, que traz benefícios em série para qualquer empresa. Seu concorrente talvez esteja, neste exato momento, ganhando eficiência, mercado e dinheiro apoiado por ela. E você, como vem aplicando a inteligência artificial no seu negócio?


Notícias Relacionadas
Read More

BC dá início à consulta pública sobre criação do Pix Saque e do Pix Troco

Pela proposta colocada em Consulta Pública, os usuários terão quatro saques gratuitos por mês, seja utilizando Pix Saque ou Pix Troco. A partir da quinta transação, as instituições financeiras ou de pagamentos detentoras da conta do sacador poderão cobrar uma tarifa pela transação. Os sacadores não poderão ser cobrados diretamente pelos agentes de saque.