Além de atuar como agente impulsionador das vendas por meio do marketing, a Inteligência Artificial tem potencial para integrar diversas outras áreas fundamentais para o aumento da eficiência no varejo.
Alguns casos já em execução ratificam a atuação da IA em áreas como, por exemplo, a concessão de créditos – na qual é possível identificar quais são os produtos que, quando comprados pela primeira vez, geram os chamados marcadores de inadimplência, ou seja, o perfil de compra pode revelar aumento da probabilidade do cliente se tornar um mal pagador.
“Nossos estudos corroboram a percepção de que telefones celulares, por exemplo, são os principais marcadores de inadimplência. No entanto, alguns comportamentos menos óbvios também indicam aumento da possibilidade de não-pagamento: um exemplo menos óbvio é a categoria de produtos infantis”, pontua Israel Necaxe, antes de complementar: “Clientes que nunca consumiram estes produtos e passam a comprá-los têm seis vezes mais chances de se tornarem inadimplentes”.
O COO da Propz afirma visualizar ainda oportunidades para a atuação da IA para gerenciar sortimento e estoque, prevenção à fraudes, realidade aumentada e compras assistidas por robôs.