Mulheres no comando -

Mulheres no comando

O Novo Varejo homenageia profissionais e empreendedoras que conquistaram seu espaço no setor automotivo

A crescente participação das mulheres na compra ou influência na escolha do automóvel não passou despercebida no mercado de reposição. Hoje é possível enumerar diferentes ações para não apenas atrair esse público, mas oferecer a ele mais empoderamento, segurança e fidelização às marcas e empresas, e o Novo Varejo foi conhecer algumas dessas iniciativas.

Amanda Miranda da Silva e sua irmã, Diana Miranda da Silva, proprietárias do varejo Acessórios e Peças Tulipas, em Jundiaí (SP), começaram cedo, aos 15 anos, a trabalhar na loja do pai e se apaixonaram pela profissão.

Elas contam que já se acostumaram com as surpresas dos clientes quando descobrem que elas não apenas entendem das demandas do lado de dentro do balcão, mas também instalam os produtos e resolvem as necessidades de quem compra. Mas com determinação, preparo e segurança, as irmãs sempre conquistam a confiança e preferência de clientes, companheiros de trabalho e cursos. E deixam um recado as mulheres: “para trabalhar nessa área, é preciso ter amor pela profissão, assim será mais fácil obter conhecimento e aprendizado. Nunca se acanhem ou se sintam rebaixadas por clientes que não acreditam na sua capacidade e conhecimento. Ao contrário, levantem a cabeça e mostrem pra eles que vocês são capazes de entendê-lo e resolver os problemas”.

Cada vez mais as mulheres estão no foco das ações de grandes marcas. Um exemplo é a CAOA Hyundai, que oferece o curso Mulheres no Comando para suas clientes, que hoje somam quase 45% do público atendido. O curso, em 2017, atendeu mais de 200 mulheres em todo o Brasil. O time é composto por Vanuza Alves da Silva, da área técnica da CAOA, e a consultora de serviços Juliana Ribeiro de Miranda Chaves, que passaram por um treinamento de quatro semanas. “Fomos incentivadas a nos colocar na posição das clientes que desconhecem o funcionamento de um veículo. Mais do que transmitir informações de forma dinâmica e prática, esperamos desmistificar a mecânica automotiva. Com isso, elas compreende a importância da manutenção preventiva e ganham subsídios para a escolha de um local confiável para a execução de reparos”, explica a Vanuza.

Ao final do curso, os brindes encantam, mas não tanto quanto a alegria e confiança adquiridas pelas alunas e o desejo de continuarem a aprender. Assim, continuamos observando os sinais da crescente participação feminina em nosso mercado; seja como consumidora, balconista, gestora ou mecânica, as mulheres já estão por aqui e vieram para ficar.


Notícias Relacionadas
Read More

Tráfego total de veículos cai 8,1% entre 12 e 18 de março

Nas rodovias da Companhia de Concessões Rodoviárias (CCR) entre 12 e 18 de março registrou queda de 8,1%, sendo que os veículos de passeio tiveram queda de 22,8% e o comercial caiu 2,3%. Sem a ViaSul, o tráfego também registrou queda, de 7% no período, sendo que os leves caíram 21,1% e o comercial caiu 2,8%.