Organizadores durante a cerimônia de abertura da Autonor
A 9ª edição da Autonor – Feira de Tecnologia Automotiva do Nordeste foi realizada em Olinda (PE) de 13 a 16 de setembro e reuniu indústrias, distribuidores, representante e os principais fornecedores do segmento de reparação e reposição de peças de veículos do Brasil e do exterior. Segunda a organização, o evento gerou, numa primeira avaliação, cerca de R$ 42 milhões em negócios. Mas os desdobramentos continuarão pelos próximos meses. “Uma feira começa no dia em que ela termina. Quero que vocês acreditem no poder que têm. Façam um excelente pós-feira”, sugeriu, ainda na cerimônia de abertura, Emanuel Luna, diretor da Autonor. “Em que pese a situação do Brasil, as empresas estão aqui, prestigiando nossa região. Quando falamos em Autonor, não estamos nos referindo apenas ao mercado pernambucano, mas sim a toda uma área de influência. Num raio de apenas 300 quilômetros temos quatro estados que, juntos, somam números significativos. Por isso, trata-se de uma feira de toda essa região do nordeste brasileiro”.
O que se viu ao longo de quatro dias foi uma forte presença de público e um evento que, de fato, comprovou a retomada do crescimento do mercado de autopeças, tendência que vinha sendo verificada desde o primeiro semestre. “A indústria do setor demonstrou que está confiante na expansão das vendas utilizando a feira como plataforma para lançamentos de seus produtos e consolidação de seus canais de distribuição no mercado do Norte e Nordeste”, disse Luna.
Caravanas trouxeram visitantes de diferentes regiões
O balanço divulgado pela organização comprovou o bom momento do setor e o sucesso da feira. Ao todo, foram mais de 700 marcas expositoras que atraíram um público superior a 38 mil visitantes que lotaram os corredores do Centro de Convenções de Pernambuco para fazer negócios e participar dos cursos e workshops de capacitação realizados durante a feira. Eram varejistas, distribuidores, donos de oficinas, mecânicos e apaixonados por carros vindos de todo o Brasil, por iniciativa própria ou integrando caravanas organizadas por empresas e entidades de classe.
Diante dos resultados obtidos este ano, Emanuel Luna já prevê uma Autonor ainda maior na próxima edição. “Em 2019 completaremos 20 anos de existência e esperamos realizar uma feira para entrar para história”.