Nhm estabelece recorde na cobertura da feira, que se consagra como a segunda maior feira do aftermarket automotivo no mundo -

Nhm estabelece recorde na cobertura da feira, que se consagra como a segunda maior feira do aftermarket automotivo no mundo

Edição 2023 do maior evento de negócios B2B da América Latina superou todas as expectativas e pulverizou recordes anteriores

Redação Novomeio [email protected]

FOTOS: Divulgação / Novomeio

A segunda maior feira do aftermarket automotivo no mundo merecia uma cobertura jornalística compatível com sua grandeza. Essa foi a premissa que guiou o planejamento da Novomeio Hub de Mídia para oferecer ao público a maior cobertura da história da Automec. E, muito importante, não apenas após o evento, mas também ao longo de sua realização. Para isso, uma ferramenta fundamental foi a publicação, mais uma vez, do Diário da Automec. Trata-se do único jornal impresso com edições diárias distribuídas na entrada do pavilhão trazendo os fatos mais relevantes na medida em que eles acontecem. O Diário da Automec já se tornou uma tradição no evento. Mas, este ano também tivemos uma novidade importante. Pela primeira vez, um canal de conteúdo visual transmitiu ao vivo do São Paulo Expo uma programação diária de três horas dedicadas à feira. Este foi o presente da A.TV para quem não pode estar presente e também para quem queria acompanhar a Automec antes ou depois da visita presencial.

 Em duas edições por dia, o A.TV News fez um balanço dos principais fatos em tempo real. Também marcou presença na grade as edições especiais do Diálogo Automotivo, que entrevistou lideranças de mercado e expositores trazendo opinião consistente e novidades das marcas.

A cobertura da Novomeio Hub de Mídia prossegue agora nas edições digital e impressa do Novo Varejo Automotivo, fechando com chave de ouro uma mobilização que já promete ser ainda maior em 2025.

Edição 2023 do maior evento de negócios B2B da América Latina superou todas as expectativas e pulverizou recordes anteriores

Valeu a pena esperar. Foram quatro anos de ausência em razão da pandemia, o que tornou a expectativa do Aftermarket Automotivo pela 15ª edição da Automec ainda maior do que de costume. A resposta foi um evento – de 25 a 29 de abril no São Paulo Expo – que superou as expectativas e quebrou todos os recordes possíveis e imagináveis. A trajetória de crescimento da maior feira de autopeças, equipamentos e serviços automotivos da América Latina é constante. A cada realização, novos parâmetros são estabelecidos. No entanto, nem mesmo a organização esperava que em 2023 os números evoluíssem de forma tão superlativa, a ponto de solidificar o evento brasileiro como o segundo maior do planeta em seu setor de abrangência.

“Superou, sim, todas as expectativas. Quando a gente fechou o terceiro dia do evento, a gente já havia superado o volume de negócios esperados de 25 bilhões de reais. Isso tudo se deve ao número de marcas participantes, mas também ao aumento do número de visitantes com poder de compra. Do total de visitantes da Automec, 65% vêm para fazer negócios. E o que é curioso: 50% daqueles que vieram um dia estão voltando em outros dias e isso potencializou os negócios”, contou – em entrevista exclusiva à A.TV na sexta-feira, 28 de abril – Luiz Bellini, diretor da Automec e diretor de portfólio da RX. De fato, o volume de negócios gerado pela feira atingiu nada menos que 29,5 bilhões de reais, ou seja, quase 20% acima do valor projetado inicialmente. E, claro, os recordes não pararam por aí. Segundo balanço divulgado pela organização, foram 90 mil visitantes únicos (20% acima da última edição) com 30% de taxa de retorno. Resultado: público total de 117 mil visitantes em 5 dias. Para fechar a conta, foram 1.500 marcas expositoras – sendo 450 vindos de 12 países –, 25% a mais que na última edição, em 2019, ocupando uma área total ampliada de 105 mil metros quadrados.

CONTEÚDO

Além da grande presença de expositores mostrando seus portfólios e lançamentos em produtos e serviços para o mercado de reposição automotiva, também foi destaque a programação de eventos de conteúdo, que ofereceu ao público mais de 100 horas de informação sobre os temas mais relevantes do setor – acompanhe a cobertura de alguns dos principais eventos nas próximas páginas. “Como organizadores de feira, é fundamental que não somente possamos promover os produtos e serviços. Temos que colocar o treinamento – principalmente no mercado de reposição de peças, o técnico é fundamental para que o mercado se desenvolva. Capacitação e treinamento. Tudo isso a gente trouxe para a Arena de Conteúdo, que é a Automec Experience. Além de debater o futuro do setor – influência dos carros elétricos, a descarbonização – a gente traz treinamentos, workshop junto com o Senai, com o IQA, o Batistinha, tudo isso enriqueceu a parte de conteúdo. E não é somente se sentar e assistir, mas viver a experiência e sair com o aprendizado. Estamos muito contentes com os resultados. A capacidade da arena de conteúdo beirou 90% de ocupação, é um sucesso comparado ao passado, quando ocupamos 70%, nosso índice normal. Então a gente olha e diz: ‘aqui devemos investir mais’. Para 2025, precisa aumentar essa parte de conteúdo”, antecipou Bellini na entrevista exclusiva à A.TV.

E, falando em 2025, o que mais podemos esperar para a próxima Automec, que já está em gestação sob o imenso desafio de ser ainda melhor do que foi a edição 2023? Quais serão as novidades? “Eu já tenho algumas, que posso antecipar – outras ainda não posso. Para 2025 nós estamos projetando expandir a feira para a área externa. Existem 70 empresas que infelizmente não conseguiram participar desta edição, estão na fila para expor, então vamos expandir. E traremos mais atrações, demonstrações e test-drive lá embaixo. Muito mais experiências, que é o que o público quer e onde a gente pode testar e demonstrar as peças”, finalizou Luiz Bellini no podcast Diálogo Automotivo Especial Automec da A.TV, o canal de conteúdo em vídeo do Aftermarket Automotivo Brasileiro.

Com público heterogêneo e vindo de diferentes regiões do país, Automec 2023 teve uma constante: prioridade para os negócios

Durante a realização da feira, nossa reportagem ouviu um grande número de expositores para a cobertura realizada pelo Diário da Automec, o Diálogo Automotivo ao vivo e o Novo Varejo – todos produtos editoriais da Novomeio Hub de Mídia. O que encontramos foi praticamente uma unanimidade quando à satisfação demonstrada com a Automec. E se a expectativa dos expositores era pelo reencontro do mercado, a retomada do network e a concretização de negócios – que efetiva mente se confirmaram no expressivo volume de 29,5 bilhões de reais – por parte do público os objetivos não foram diferentes.

Confira a cobertura completa da Automec na edição 394 do Novo Varejo Digital, clicando aqui.


Notícias Relacionadas
Read More

2024 é o ano da governança climática

Quão alinhado com esse cenário seu negócio está? Ou clima é um item relevante em sua pauta estratégica, ou seu bottom line tenderá a não agradar aos detentores de capital. Fica a dica.