No terceiro trimestre, vendas no e-commerce recuam 10,3% -

No terceiro trimestre, vendas no e-commerce recuam 10,3%

Os juros altos e o arrefecimento da pandemia provocam alguns estragos no comércio eletrônico.

Estadão

Os juros altos e o arrefecimento da pandemia provocam alguns estragos no comércio eletrônico. Segundo dados da empresa de dados Neotrust, o e-commerce brasileiro teve uma queda de 10,5% nas vendas no terceiro trimestre de 2022. O resultado pode ser visto no balanço das maiores varejistas do comércio eletrônico. ViaAmericanas e Magalu fecharam o terceiro trimestre com prejuízo.

A Via registrou alta de 3,7% na receita bruta das lojas físicas. No digital, porém, viu a venda do estoque próprio cair 10,6% e atingir R$ 3,5 bilhões. Nas vendas de lojistas virtuais que vendem dentro do marketplace do grupo, a queda foi ainda maior, de 41,9%, para R$ 1,1 bilhão.

A Americanas S/A, por sua vez, anunciou que suas lojas físicas tiveram alta de 12,4% de receita bruta. Já a plataforma de comércio eletrônico teve queda de 14,4% no período. A empresa também relacionou a retração principalmente à baixa demanda por itens mais caros.

A Americanas S/A teve prejuízo líquido de R$ 212 milhões no terceiro trimestre – um ano antes, havia lucrado R$ 241 milhões.

No caso do Magazine Luiza, apesar do prejuízo de R$ 166,8 milhões no trimestre (revertendo um lucro de R$ 143,5 milhões no mesmo período de 2021), as vendas do comércio eletrônico tiveram uma leve alta, de 2,6%, chegando a R$ 10,3 bilhões.


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