Novo Complexo de produção e distribuição Nakata garante diversidade de produtos e agilidade na entrega -

Novo Complexo de produção e distribuição Nakata garante diversidade de produtos e agilidade na entrega

A fábrica de amortecedores com conceitos da indústria 4.0, localizada no Complexo Nakata, em Extrema-MG, no mesmo site onde fica o centro de distribuição, poderá mais que duplicar a capacidade produtiva, otimizar o processo de logística e reduzir o tempo da entrega dos produtos

A fábrica de amortecedores com conceitos da indústria 4.0, localizada no Complexo Nakata, em Extrema-MG, no mesmo site onde fica o centro de distribuição, poderá mais que duplicar a capacidade produtiva, otimizar o processo de logística e reduzir o tempo da entrega dos produtos

A Nakata inicia uma nova fase em sua trajetória de quase 70 anos com visão para o futuro e competitividade global para atender o mercado nacional e exportação. Pertencendo à Fras-le desde 2020, a fabricante, pioneira na produção do amortecedor HG no Brasil, inova com a planta de Extrema-MG, que possui o mesmo padrão de excelência adotado em todas as unidades das Empresas Randon e da Fras-le ao redor do mundo, conferindo, assim, um novo marco para a Nakata com o que há de mais moderno em processos fabris.

Com toda a estrutura que a indústria 4.0 pode oferecer, a nova planta conta com estações de trabalho automatizadas, equipamentos de última geração, além da adoção de AGVs – Veículos Autônomos – para movimentação de materiais entre operações e transferências para o centro de distribuição, desenvolvidos pela Randon Tech Solutions, empresa do grupo voltada à inovação industrial. Esses são exemplos de toda a tecnologia aplicada ao novo Complexo, Centro de Distribuição e fábrica.

 “Tudo foi projetado já estimando demandas futuras. A capacidade produtiva suporta nosso plano de negócios para os diversos mercados no Brasil e no exterior, bem como a tecnologia empregada já foi dimensionada para atender novos modelos de amortecedores no futuro em linha com as tendências do segmento”, revela Marcelo Tonon, Diretor de Produtos & Suprimentos da Nakata.

Para garantir agilidade no processo logístico e reduzir o tempo de entrega, a nova planta está integrada ao Centro de Distribuição no Complexo Nakata, em Extrema-MG, em uma área de 34 mil². Tonon explica que o centro de distribuição com aproximadamente 30 mil posições paletes e porta-paletes com altura de 9 metros também recebeu investimentos em tecnologia, tais como: versão de última geração do WMS customizada (Sistema de Gestão de Centros de Distribuição) e integrada ao sistema de dimensionamento de cargas, seleção de transporte e gestão de rotas. Os quase 900 itens de amortecedores se somam aos cerca de 4.300 itens das demais linhas Nakata, número que cresce de forma vigorosa com o lançamento de dois novos produtos por dia, de forma a manter o portfólio de produtos atualizado com as necessidades do mercado.

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Para dar conta desta dimensão e complexidade que só crescem dado ao aumento do número de filiais de nossos clientes e fracionamento das cargas, tudo tem de ser muito bem pensado e dimensionado. O recebimento das peças que são alocadas nas posições mais adequadas, conforme o giro de forma a garantir otimização das rotas durante a separação é um dos exemplos. Todas as atividades desde a chegada, estocagem até separação, unitização e despacho são realizadas a partir dos comandos da sala de controle para os operadores que recebem as tarefas em smart watchs e validam cada atividade, desde código de produto até local da separação através de ring scanner, realizando conferência em cada alocação dos produtos, onde drones são utilizados para validação de materiais em posições mais elevadas. Tudo para proporcionar significativos ganhos de qualidade, redução de tempo de ciclo e plena acuracidade.

Em resumo, a digitalização de todo o supply chain e logística vêm proporcionando significativos ganhos de qualidade, redução de tempo de ciclo e plena acuracidade.

 “A Nakata une as capacitações da nova fábrica ao moderno centro de distribuição e reafirma o seu propósito logístico de oferecer a peça certa, na hora certa e no lugar certo. Este é o nosso compromisso com os clientes”, conclui Tonon.

Além de produtos de qualidade e serviços para dar suporte aos clientes, a empresa também oferece capacitação e formação a todos os elos da cadeia através de canais digitais e EAD. Os lojistas contam com uma grande variedade de informações técnicas e de vendas, em formatos de vídeos, artigos, podcasts e cursos online, reunidos em um perfil exclusivo no Instagram, o Feras da Venda Nakata, acessível a todos os vendedores de autopeças do Brasil. “Mais do que entregarmos um produto de qualidade e com segurança, queremos estar junto aos nossos clientes proporcionando um boa experiência com a marca Nakata, além de oferecermos os melhores serviços de pós- vendas, com atendimento humanizado através de todos os nossos canais. Afinal, tudo começa com um bom diagnóstico do problema do veículo e termina com a satisfação do consumidor com o serviço executado”, finaliza Tonon.


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