O dia do Balconista de Autopeças é só no Novo Varejo -

O dia do Balconista de Autopeças é só no Novo Varejo

O final do ano é sempre um período agitado para o balconista de autopeças. As estimativas do mercado mostram que o movimento chega a crescer até 20% em muitas lojas. O mês de novembro é, portanto, um período em que o profissional do varejo se prepara para um momento de muito trabalho.

Embora o balconista de autopeças seja um profissional que passa por um processo de evolução decisivo para o sucesso de qualquer loja, o reconhecimento do mercado a seu trabalho e importância historicamente tem sido menor que o necessário. E não apenas no segmento automotivo: na maioria dos mercados nem sempre o balconista tem sua atividade devidamente reconhecida.

Diante desta carência, e julgando ser o mês de novembro importante na preparação do balconista para enfrentar a maratona de trabalho que se inicia neste período do ano, o jornal Novo Varejo decidiu homenagear este profissional criando um dia exclusivo para ele.

Assim nasceu o Dia do Balconista de Autopeças, comemorado em 26 de novembro. E, na cidade de São Paulo, a data é lei municipal, aprovada em 2010 pela Câmara dos Vereadores. A oficialização do Dia do Balconista de Autopeças é uma vitória da categoria. Depois de quase 10 anos comemorando informalmente sua data, os profissionais de vendas do varejo de autopeças hoje podem se orgulhar de fazer parte do calendário da maior cidade do Brasil.

Para que a lei fosse criada, a Editora Novo Meio (que publica o Novo Varejo) apresentou a ideia ao então vereador Celso Jatene, que imediatamente aceitou o desafio. Em seguida, o Sincopeças-SP – sindicato que representa os varejos de componentes automotivos no estado – foi convidado a integrar a mobilização e, por meio de um ofício enviado ao vereador, fez uma solicitação para que o Projeto de Lei nº 137/2010, que propunha a oficialização da data, começasse a tramitar na casa. Em menos de um ano, o PJ passou pelas devidas comissões e, em novembro de 2010, a lei foi publicada em 6 de novembro no Diário Oficial do Município.

Incentivo

Celso Jatene destacou na época a importância de uma data para valorizar a categoria profissional. “Ter a data no calendário municipal traz reconhecimento muito maior do que as pessoas imaginam no primeiro momento. E abre um espaço para que esses profissionais também tenha mais clara sua condição de cidadãos, abre espaço para que eles possam reivindicar melhores condições de trabalho e cidadania”.

A repercussão da oficialização da data foi imediata em São Paulo. O presidente do Sincopeças-SP, Francisco De La Tôrre, ponderou na oportunidade que a conquista contribuiria para derrubar a imagem estigmatizada que o mercado de reposição conquistou durante anos. “A data em si ajuda a reconstruir a imagem de um setor que é, de forma pejorativa, chamado de ‘mercado paralelo’. Contribui para que recuperemos a autoestima. Outro aspecto é ter o balconista de autopeças como intermediário entre o mercado de reposição e consumidor final. Ele é peça estratégica. Fiquei muito feliz com a parceria que fizemos, Editora Novo Meio e Sincopeças. Foi uma experiência positiva ver uma entidade de classe trabalhando com uma empresa privada com o único objetivo institucional de trazer benefício para o mercado”.


Notícias Relacionadas