O e-commerce B2B no mercado de distribuição de autopeças -

O e-commerce B2B no mercado de distribuição de autopeças

Para traçar um panorama da chegada da plataforma de comércio eletrônico B2B ao mercado de reposição, o Novo Varejo conversou com 18 dos principais distribuidores de autopeças do aftermarket em todo o país.

Constamos que, embora a modalidade esteja se expandindo de maneira viral nos principais mercados do planeta e boa parte dos nichos do comércio nacional, o e-commerce B2B ainda é raridade na reposição.

Dos 18 distribuidores contatados, neste momento apenas três realizam transações online com seus clientes varejistas de autopeças: DPK, Universal Automotive e G&B.

Em comum, eles destacam a facilitação da jornada do cliente por meio de um atendimento omnichannel como principal motivação para o desenvolvimento da ferramenta.

Nunca é demais esclarecer que o conceito de omnichannel se baseia em uma experiência de compra fluida na qual o cliente pode, por exemplo, encomendar peças via comércio eletrônico e retirá-las no local físico. Diferentemente do multicanal, onde o cliente possui a possibilidade de comprar em múltiplos canais sem que eles, no entanto, estejam integrados – fator que impede que a compra seja feita, digamos, um pouco em cada canal.

De acordo com a diretora da G&B, Nicoly Beiram, algumas promoções estão sendo lançadas no e-commerce justamente pelo fato de a proposta da empresa ser a integração de canais como parte de uma só loja – as ofertas e descontos dificilmente encontram condições especiais no físico ou no online. “O cliente moderno utilizará todos os canais para agilizar o processo comercial, conforme sua conveniência. Hoje somos um distribuidor que oferece isso. Nossa ideia é ampliar as opções visando à comodidade, a praticidade e a segurança do cliente – e para isso é fundamental não fazer divisão entre canais”, afirma Nicoly.

Confirmando a ideia da diretora da G&B, o responsável pelo KDaPEÇA – o e-commerce da DPK  –, Armando Diniz conta que a importância da integração dos canais está exposta no fato de que atualmente cerca de 70% dos clientes do KDaPEÇA também compram através dos canais tradicionais, ao passo que apenas 30% realizam compras exclusivamente através da plataforma.

“Além disso, 38% dos clientes que compraram com a DPK passam pelo site, seja para finalizar o pedido ou para consultar e terminar a compra através de um vendedor interno ou externo”, conta Diniz.


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