O papel e o mercado de filtros no combate à COVID-19 -

O papel e o mercado de filtros no combate à COVID-19

Máscara de proteção foi um dos temas do debate do “Programa Filtra Ação”, da Abrafiltros e das revistas Meio Filtrante e TAE.
O papel e o mercado de filtros no combate à covid-19

O “Programa Filtra Ação”, novo canal de conteúdo online da Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais e das revistas Meio Filtrante e TAE, que apresenta ao vivo, duas vezes por semana, diversos temas ligados à economia, política, meio ambiente, vendas, comportamento humano e saúde, reuniu, no dia 02 de abril, especialistas do setor de filtração num debate sobre “O papel e o mercado de filtros no combate à COVID-19”. “O Programa Filtra Ação surge com mais uma alternativa para o setor se reunir, estreitar relacionamento e trocar experiências. Isto ajudará o desenvol vimento de estatísticas e estudos em prol do segmento de filtros automotivos e industriais”, afirmou João Moura, presidente da Abrafiltros.

Ao iniciar o programa, Adriano Bonazio, gerente de comunicação e marketing da Abrafiltros, e também mediador do debate, ressaltou: “Os filtros são essenciais para a vida das pessoas, especialmente, agora, neste momento de pandemia”.

Um dos participantes do debate, o engenheiro José Alexandre Marques, que tem mais de 37 anos de experiência em filtração de processos industriais e projetos de vasos de pressão para diversos segmentos, disse que os filtros sempre desempenharam papel fundamental na vida do ser humano seja na filtração da água, do ar, processos ou na área da saúde. “Além de salas limpas, há soro, transfusões, e máscaras de proteção, muitas vezes, necessárias para proteção como agora com o COVID-19 e que chegam a ter eficiência de até 99%”, comentou Marques, acrescentando que, para isto, deve ser muito bem colocada.

Luiz Catanio, gerente de vendas da associada UNOTECH, levantou outras questões no debate – a saúde pulmonar e ar-condicionado. “Há legislação adequada no segmento de ar-condicionado?”, questionou Catanio, ressaltando que tudo que se refere à proteção da saúde do indivíduo deve ser repensado. Alex Alencar, responsável pela Engenharia e Vendas da também associada Engefluid, emendou: “A falta de limpeza do ar-condicionado não contribui para agravar a situaçã o que es tamos vivendo com o coronavírus?”. Alencar ressaltou que o cuidado com a proteção do ar que respiramos deve ser levada mais a sério, com substituição correta dos elementos filtrantes e manutenção dos equipamentos.

Paul Gaston Cleveland, presidente da associada Camfil, falou sobre a falta de máscaras e de possível escassez destes EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). “O problema maior é a validação. Estão fazendo máscaras de vários materiais, o que não deixa de ser uma barreira, ajuda um pouco, mas do ponto de vista científico é fator de risco”, alertou.

Marques falou também sobre as matérias primas. “Há vários tipos de melt blown. Nas máscaras, o consumo de manta aumentará, mas acho difícil faltar no mercado, pois a capacidade produtiva é elevada”, relatou.

Com relação ao mercado em época de isolamento social, Alencar comentou que a Engefluid tem clientes que continuam trabalhando, como os que atuam na geração de energia, estão resolvendo tudo por telefone e e-mail e o objetivo é não demitir ninguém. Já Paul ressaltou que a demanda está normal. Apesar de não terem filtros diretamente relacionados ao vírus, possuem para os laboratórios, que estão trabalhando a todo vapor.

Ao final do debate, Catanio destacou que o isolamento social e o vírus estão trazendo outras formas de trabalho e de comunicação, mais seguras e mais produtivas também. “O Programa Filtra Ação” foi uma grande iniciativa da Abrafiltros”, concluiu.

O vídeo na íntegra do debate está disponível na TV Filtros no YouTube. Na próxima semana, no dia 07 de abril, terça-feira, às 15h, o programa recebeu o especialista em economia Prof. Roberto Dumas, que fez uma análise do atual Cenário Econômico do Brasil e do mundo. Já nesta quinta-feira, também às 15h, Paulo Nascimento, diretor da Abrafiltros e atualmente Gerente de venda s e marketing LATAM da empresa associada Parker Hannifin, falará sobre o mercado de filtros automotivos em tempos de COVID-19.

Os programas são exibidos às terças e quintas-feiras, sempre às 15h. A divulgação acontece nas redes sociais da Abrafiltros e das Revistas Meio Filtrante e TAE, como Facebook e LinkedIn. Para participar, basta enviar uma mensagem ao email: [email protected], que em seguida os organizadores do programa, irão enviar um link e uma senha para acesso ao programa ao vivo.


Notícias Relacionadas