O que pensam as liderançasdo mercado -

O que pensam as lideranças
do mercado

Apurar os assuntos que interessam aos mais importantes líderes do aftermarket automotivo brasileiro é uma maneira de investigar a pauta do setor para o ano que se inicia. Este, em síntese, é o ponto de partida da ação editorial Parceiro Secreto que o Novo Varejo realiza há mais de duas décadas.

Claudio Milan [email protected]

Apurar os assuntos que interessam aos mais importantes líderes do aftermarket automotivo brasileiro é uma maneira de investigar a pauta do setor para o ano que se inicia. Este, em síntese, é o ponto de partida da ação editorial Parceiro Secreto que o Novo Varejo realiza há mais de duas décadas. Um trabalho que exige muita dedicação, posto que o número de participantes em geral supera as 50 pessoas – a edição 2022/2023 contou com 54 formadores de opinião. A distribuição um pouco mais equilibrada nos temas de perguntas e respostas este ano parece apontar para um mercado mais tranquilo em 2023. Ebulições anteriores agora estão entendidas pelo setor: a pandemia foi controlada, o carro elétrico não virá tão cedo e a digitalização do mercado foi perfeitamente assimilada. Seria natural esperar que a mudança de governo pudesse trazer aflições maiores ao mercado. Afinal, as visões econômicas de antes e de agora apresentam antagonismos que não passam despercebidos. Mas, nem mesmo a migração de poder resultou em foco nos questionamentos e, quando eles existiram, as respostas foram tranquilizadoras. É importante deixar claro que a reportagem foi produzida antes da barbárie de 8 de janeiro nas sedes dos três poderes, vandalismo que mais uma vez envergonha o Brasil aos olhos do mundo e afugenta investidores internacionais.

Torçamos para que as devidas responsabilizações e rigorosas punições – em todos os níveis – sejam suficientes para que retomemos a normalidade e alcancemos a estabilidade social que a nação tanto precisa. No mais, o que prevaleceu entre os parceiros secretos foi o interesse por visões estratégicas a fim de contribuir com a evolução dos negócios em 2023. A reposição vem sendo beneficiada pelo desempenho do mercado de carros usados e isso deve continuar. Ao mesmo tempo, as montadoras aguardam uma solução definitiva para a falta de semicondutores, que paralisou pontualmente várias linhas de montagens nos últimos dois anos. A tão aguardada reforma tributária pode ser assunto da pauta legislativa neste exercício com incentivo do Governo, que trata o assunto como uma das prioridades no Ministério da Fazenda. Ao mesmo tempo, a Anfavea divulgou agora em janeiro que a Inspeção Técnica Veicular está entre as questões a serem trabalhadas em 2023. ITV também é uma das prioridades da Aliança do Aftermarket, que reúne as principais entidades de representação do setor e que agora terá um ano inteiro pela frente para colocar em prática as propostas anunciadas em agosto na carta de Fortaleza. Está dada a largada para mais um ano de desafios e conquistas no mercado de manutenção veicular. Assim tem sido sempre e a história nos mostra que o setor não se intimida diante de adversidade e que, como diziam nossos avós, no fim tudo dá certo. Vamos todos juntos em 2023. Fique com a gente.


Notícias Relacionadas