Olá amigos! Dando sequência a nossa série de artigos falando sobre as 4 personalidades do vendedor, hoje iremos abordar a personalidade Artista.
No último artigo, falamos sobre os Exploradores, cujo foco está no externo, isto é, no cliente e não na venda em si.
E os artistas? Como será essa personalidade? É o que vamos descobrir agora!
Todo artista, de modo geral, é aquela pessoa que se envolve com a produção de arte, na criatividade. Segundo o dicionário online, artista é um adjetivo de dois gêneros que significa talentoso, hábil e engenhoso. Mas e o que isso tem a ver com vendas?
Todo vendedor, precisa usar de seu talento, suas habilidades para vender. É transformar o seu produto/serviço em algo que o cliente se encante. O vendedor artista é aquele que transforma as informações em vendas!
Como podemos fazer isso? Vamos recordar que o vendedor explorador levantou diversas informações sobre o seu cliente e a demanda em si. Portanto, o vendedor artista deve:
- Analisar as informações que o explorador levantou;
- Planejar como elas poderão ser aproveitadas;
- Planejar ações de divulgação nas oportunidades encontradas.
Tal qual o artista em cena precisa de um palco para encantar seu público, o vendedor artista também precisa do seu. Todo artista se inspira em algo ou alguém, assim como é fonte de inspiração para outras pessoas.
Qual a relação disso com vendas? Nesse caso, vamos utilizar alguns Ps do marketing para ilustrar melhor:
O vendedor artista precisa entender o seu objetivo, qual o seu Produto. Nenhum artista se apresenta sem ter seu objetivo definido. Seja ele sensibilizar, encantar ou passar uma mensagem. Assim, o vendedor artista, precisa conhecer bem o seu objetivo, nesse caso o seu Produto (ou serviço). Aqui, temos o primeiro P do marketing.
Ele também precisa identificar qual o seu Público, para quem se destina sua venda? Lembrando que o vendedor explorador tem seu foco voltado para este P.
E como todo artista que se preze, ele encanta o público, e seu objetivo é concluído quando esse público enxerga a “arte” em seu trabalho, traduzindo isso para vendas, significa que o seu cliente enxerga o valor naquilo que você vende, portanto Preço e Promoção, para ele, são a mesma coisa. Quando se percebe valor naquilo que estamos comprando, o preço cobrado pode ser percebido como uma verdadeira promoção. Isso é mérito do vendedor artista, que encantou, com seu talento, o seu público, seu cliente.
O vendedor artista é aquele que visa expandir, que quer e precisa ir além. E como ele pode fazer isso? Conhecendo e identificando:
- Onde eu NÃO sou forte? Por que não sou?
- Onde sou forte? Por que sou?
- Vendo em todas as esferas possíveis ao meu negócio, ao meu escopo de trabalho?
O que fará que tenhamos a clareza e as respostas para essas questões são as nossas metas. Por isso, é importante para o vendedor artista ter seu objetivo de vendas (metas) bem definidas.
Até aqui, meus amigos, vimos que se nosso foco for nosso cliente, e soubermos explorar bem as informações que eles nos passam (vendedor explorador), conseguiremos analisar e traçar um plano eficaz de vendas, encantando nosso cliente (vendedor artista), para que ele, o cliente, se sinta o verdadeiro protagonista do nosso grandioso espetáculo das vendas.
Boas vendas e até a próxima!