Os desafios técnicos da manutenção dos carros eletrificados -

Os desafios técnicos da manutenção dos carros eletrificados

Especialista em capacitação destaca maior complexidade dos modelos híbridos e mostra confiança no barateamento no custo do reparo de baterias

Na reportagem principal da edição 426 do NVFD, lideranças importantes do aftermarket automotivo pontuaram a capacitação dos reparadores e dos estabelecimentos de reparação como um dos principais desafios para a criação de um ciclo de vida sustentável para os carros elétricos no Brasil. A magnitude do problema faz com que a tarefa de sanar as lacunas existentes tenha de ser compartilhada pelos mais diferentes braços da sociedade civil, mobilizando o Estado, as entidades representativas e, claro, a iniciativa privada.

É dentro deste contexto que empresas especializadas no treinamento de reparadores, como a AutoEletrônica de Campinas (SP) têm se consolidado no mercado – chamando a atenção, inclusive, das montadoras pela estrutura física de suas escolas e pela profundidade técnica de seus profissionais e cursos. Diretor da empresa, o engenheiro eletrônico e mestre em microeletrônica Alécio Pontes Fernandes conversou exclusivamente com nossa reportagem a respeito dos detalhes técnicos que desafiam a construção de um ecossistema de reparação de eletrificados com capilaridade suficiente para atender o boom de veículos deste modal que se apresenta no país.

 Entre os pontos abordados por Fernandes chama a atenção sua ênfase em relação à maior complexidade de reparo dos carros híbridos, a impossibilidade de que carros a combustão e eletrificados tenham a manutenção realizada no mesmo espaço e a crença de que, em um futuro próximo, o preço de reparo dos automóveis eletrificados seja reduzido por avanços na manutenção e conserto de baterias.

Novo Varejo – Quais adequações e novas habilidades são necessárias para que um reparador de carros a combustão possa fazer a manutenção dos carros elétricos?

Alécio Pontes Fernandes – Embora algumas partes de um veículo elétrico possuam complexidade semelhante às de um carro a combustão moderno – como a parte elétrica de baixa tensão, sistemas de cabine, incluindo segurança e auxílio à condução, e componentes do undercar, como freios a disco e suspensão –, há diferenciações significativas nos componentes essenciais. Um reparador que esteja acostumado a trabalhar com carros a combustão precisará passar por um treinamento especializado para entender com mais profundidade esses componentes essenciais dos veículos elétricos. Essa adaptação envolve aprender sobre o funcionamento dos motores elétricos, os métodos de carregamento das baterias, o sistema de gerenciamento da bateria e como lidar com problemas elétricos de alto nível. O reparador precisará também ter conhecimentos em sistemas de alta tensão, já que carros elétricos operam em uma voltagem bem maior do que veículos a combustão. Esses conhecimentos são necessários para garantir que o trabalho seja realizado de forma segura e eficiente. Em veículos elétricos, o motor elétrico, o driver do motor e, especialmente, as baterias são os elementos fundamentais que se distinguem. As montadoras geralmente optam por trocar as baterias ao invés de realizar manutenção, no entanto, elas são passíveis de reparo, o que representa uma oportunidade. A manutenção das baterias exige treinamento especializado e a utilização de equipamentos específicos, como megômetros e carregadores de células de bateria. Como é uma indústria muito nova, os veículos elétricos estão sempre evoluindo e incorporando novas tecnologias. Portanto, é imprescindível que o profissional seja curioso e esteja sempre buscando aprender mais sobre essa nova modalidade de veículos.

NV – Quanto às oficinas em si, por quais adequações precisam passar? É possível, em um mesmo espaço reparar carros elétricos e a combustão ou questões como a alta tensão exigem que os primeiros sejam reparados em lugares à parte?

APF – As oficinas mecânicas que desejam atender carros elétricos apresentam desafios específicos. Eles requerem espaço adequado e seguro para a manutenção das baterias, além de equipamentos especializados para diagnosticar e reparar veículos elétricos e híbridos. Por causa do alto nível de tensão dos carros elétricos, as oficinas devem ter áreas designadas seguras para evitar qualquer acidente elétrico. Em muitos casos, os mecânicos precisam usar equipamentos de proteção especiais quando trabalham nesses carros. No entanto, mesmo com essas necessidades, é possível que uma oficina atenda a ambos, carros elétricos e a combustão, desde que tenha pessoal treinado e as ferramentas e os procedimentos necessários. O importante é garantir a segurança na reparação dos veículos elétricos e a correta manutenção e reparação deles e dos convencionais.

NV – Quando falamos do universo dos carros eletrificados, existem variações, como híbridos e elétricos puros. Cada um exige uma preparação diferente? Quais são os mais complexos em termos de reparação?

APF – Os veículos híbridos são mais complexos do que os veículos elétricos puros devido à presença de dois sistemas de propulsão (motor a combustão interna e motor elétrico), bem como a complexidade adicional dos sistemas de gerenciamento que permitem a transição entre eles. Além disso, os híbridos plug-in acrescentam outra camada de complexidade, uma vez que têm a capacidade de operar no modo totalmente elétrico por um determinado alcance, exigindo sistemas adicionais de gerenciamento tanto para a eletricidade como para a combustão. Isso implica que a reparação e a manutenção de veículos híbridos exigem um conhecimento mais abrangente e especializado em comparação com os veículos elétricos puros.

NV – Uma pauta em voga no aftermarket mundial é o Right to Repair. Ou seja, a luta pelo direito de a manutenção independente acessar dados e outras informações fundamentais para o reparo dos veículos. Como essa questão se apresenta no âmbito dos elétricos? Como montadoras como a BYD e a Tesla lidam com isso?

APF – O Right to Repair também é relevante no contexto dos veículos elétricos. As montadoras, como a BYD e a Tesla, têm adotado abordagens diferentes em relação a esse tema. Empresas como a Tesla têm enfrentado críticas no exterior por restringir o acesso a informações e até peças de reposição, o que impacta reparadores e oficinas independentes que buscam realizar manutenção em seus veículos. Por outro lado, a BYD e outras montadoras têm adotado políticas mais abertas no exterior, facilitando o acesso a dados e materiais necessários para a manutenção e reparação de seus elétricos. No entanto, a pressão por mais transparência no acesso a informações e peças de reposição para veículos elétricos está aumentando globalmente, e a tendência é que as montadoras sejam incentivadas a adotar práticas mais abertas para garantir o direito da manutenção em oficina independente. No Brasil, esse movimento ainda é muito embrionário, e há um monopólio dessa informação por parte das montadoras e redes concessionárias, havendo a necessidade de regulamentação e legislação apropriada que garantam o direito de reparação e transparência das informações sobre os veículos vendidos por aqui para melhorar esse cenário para o reparador e os proprietários.

NV – Quem são os principais clientes da AutoEletrônica?

APF – São pessoas físicas que buscam qualificação e especialização em reparação automotiva, bem como empresas de reparação que desejam expandir seus serviços e competências técnicas por meio da capacitação de seus profissionais. A AutoEletrônica atende tanto indivíduos interessados em se profissionalizar no setor automotivo, quanto reparadores automotivos que buscam aprimorar seus conhecimentos, e empresas do ramo automotivo em busca de treinamentos especializados para seus colaboradores. A ampla oferta de cursos da AutoEletrônica, que abrange desde reparos em módulos eletrônicos até diagnóstico avançado em veículos elétricos e híbridos, atende às necessidades tanto de profissionais autônomos quanto de organizações que buscam estar atualizadas no mercado automotivo.

NV – O Brasil já tem um número suficiente de reparadores e empresas preparadas para fazer a manutenção de carros elétricos ou ainda precisamos avançar significativamente para termos uma cobertura adequada? A busca pelos cursos de vocês têm sido proporcional ao aumento de vendas de carros elétricos que temos tido nos últimos anos?

APF – Atualmente, no Brasil, ainda é necessário avançar significativamente em termos de preparação de reparadores e empresas para atuarem na manutenção de carros elétricos. Com o aumento das vendas no país nos últimos anos, a demanda por profissionais capacitados nesse segmento tem crescido, mas a oferta de serviços especializados ainda é limitada. A busca por cursos especializados, como os oferecidos pela AutoEletrônica, tende a ser proporcional ao aumento das vendas de carros elétricos. À medida que os consumidores adquirem esses veículos, cresce a necessidade de profissionais qualificados para realizar a manutenção, diagnóstico e reparo dos automóveis. A crescente procura por capacitação nesta área reflete a importância do segmento de veículos elétricos e híbridos no mercado automotivo brasileiro. Ainda há muito es paço para o avanço e expansão da qualificação de reparadores e empresas para atender adequadamente a demanda crescente por serviços de manutenção em carros elétricos no Brasil. A formação de profissionais especializados e o investimento em treinamentos especializados são essenciais para garantir uma cobertura adequada e a prestação de serviços de qualidade nesse setor em constante evolução.

NV – Muito se fala sobre o alto custo de manutenção dos carros elétricos e a pouca longevidade desses modelos devido a uma quase inviabilidade de substituição da bateria após o fim da vida útil. Como você vê esse cenário?

 APF – O alto custo de manutenção dos carros elétricos é frequentemente associado à substituição das baterias ao final de sua vida útil. No entanto, é importante destacar que a possibilidade de reparo das baterias pode reduzir significativamente os custos e com isso ampliar a longevidade do veículo. Por meio do reparo, apenas as células danificadas são substituídas e o conjunto todo é equalizado, ao invés de trocar toda a bateria, o que pode tornar o serviço mais acessível. Além disso, a falta de mão de obra especializada é outro fator que contribui para a elevação dos custos de manutenção. A crescente demanda por profissionais capacitados em reparos de veículos elétricos não tem sido acompanhada pela disponibilidade de técnicos especializados, o que pode resultar em custos mais altos para os proprietários desses veículos. À medida que a indústria de elétricos avança, é fundamental investir na formação de profissionais capacitados para atender a essa demanda específica, o que pode contribuir para a redução dos custos de manutenção e ampliar a durabilidade e a sustentabilidade dos carros elétricos no longo prazo. Essas mudanças podem tornar a manutenção mais acessível e viável, impulsionando ainda mais a adoção dessa tecnologia no mercado automotivo. No treinamento de reparo de veículos híbridos e elétricos da AutoEletrônica já é abordado, entre outros assuntos, todo o procedimento de reparo nas células individuais da bateria de maneira segura e eficaz, facilitando a recuperação da bateria a um baixo custo de reparação.

NV – Conte um pouco sobre o trabalho e a história da AutoEletrônica.

APF – A AutoEletrônica (www.autoeletronica.com.br) é uma empresa líder no segmento de treinamentos e cursos especializados em eletrônica automotiva, localizada em Campinas, São Paulo. Com uma história de mais de 12 anos de atuação, se destaca por oferecer uma ampla gama de cursos presenciais e a distância, além de equipamentos especializados, visando capacitar profissionais e interessados em aprimorar seus conhecimentos no setor automotivo. A empresa é reconhecida pela excelência de seus profissionais renomados e pela qualidade de sua estrutura, que inclui salas de aula modernas, oficina prática, laboratórios técnicos e loja exclusiva. Com o compromisso de fornecer não apenas conhecimento teórico, mas também experiência prática, a AutoEletrônica oferece cursos que abrangem diversos temas, desde reparos em módulos eletrônicos até diagnósticos avançados em veículos híbridos e elétricos. Ao longo de sua trajetória, a AutoEletrônica já formou mais de 10.000 profissionais atuantes no Brasil e no exterior. A empresa se destaca por seu compromisso em oferecer suporte técnico gratuito e vitalício, certificados reconhecidos, material didático completo e a plataforma exclusiva Clube do Reparador, proporcionando uma experiência completa e especializada para seus alunos.esses componentes essenciais dos veículos elétricos. Essa adaptação envolve aprender sobre o funcionamento dos motores elétricos, os métodos de carregamento das baterias, o sistema de gerenciamento da bateria e como lidar com problemas elétricos de alto nível. O reparador precisará também ter conhecimentos em sistemas de alta tensão, já que carros elétricos operam em uma voltagem bem maior do que veículos a combustão. Esses conhecimentos são necessários para garantir que o trabalho seja realizado de forma segura e eficiente. Em veículos elétricos, o motor elétrico, o driver do motor e, especialmente, as baterias são os elementos fundamentais que se distinguem. As montadoras geralmente optam por trocar as baterias ao invés de realizar manutenção, no entanto, elas são passíveis de reparo, o que representa uma oportunidade. A manutenção das baterias exige treinamento especializado e a utilização de equipamentos específicos, como megômetros e carregadores de células de bateria. Como é uma indústria muito nova, os veículos elétricos estão sempre evoluindo e incorporando novas tecnologias. Portanto, é imprescindível que o profissional seja curioso e esteja sempre buscando aprender mais sobre essa nova modalidade de veículos.


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