Pandemia fez surgir um novo tipo de inadimplente -

Pandemia fez surgir um novo tipo de inadimplente

Dívidas se acumulam entre quem perdeu o emprego desde o início da crise sanitária e ainda não conseguiu se recolocar
Crédito: Shutterstock

Estado de S. Paulo

A crise sanitária provocada pela pandemia que impôs o isolamento social para preservar a saúde dos brasileiros fez surgir um novo tipo de inadimplente. São cidadãos que perderam o emprego e ainda não conseguiram se recolocar no mercado de trabalho. Deixaram de pagar as dívidas, mas não são devedores contumazes. 

“São pessoas que não tinham o costume de ter dívidas em aberto e que, por conta da situação atual, entraram nesse problema”, afirma Fernando Modenezi, CEO da fintech Acordo Online, que tem como clientes credores e empresas de cobrança. Mensalmente, cerca 600 mil devedores são acessados por meio da plataforma na tentativa de renegociar as dívidas com pagamento atrasado.

Ele explica que o perfil desse novo tipo de inadimplente está ligado a empréstimos pessoais, que foram levantados para cobrir outras dívidas na hora do aperto ou a despesas com cartão para fazer frente a gastos do dia a dia. Segundo ele, as empresas de cobrança já estudam o perfil desse novo inadimplente na tentativa de dar um tratamento diferenciado.


Notícias Relacionadas