Brasil Econômico
O Ministério da Previdência Social antecipará o 13º salário de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O decreto foi assinado nesta quinta-feira (4) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A primeira parcela será paga no fim de maio e a segunda no fim de junho. Os pagamentos devem considerar o novo salário mínimo de R$ 1.320.
A proposta sofreu resistência uma parte do Congresso Nacional e dos principais bancos do país. Em conversas com Lupi, parlamentares afirmaram que aposentados precisam do dinheiro no fim do ano e que a antecipação impossibilitaria o depósito das parcelas entre novembro e dezembro.
O INSS começará a realizar o pagamento no dia 25 de junho, e os beneficiários serão aqueles que recebem 1 salário mínimo. Para as pessoas que receberem a quantia nesta data, a segunda parcela será depositada no dia 26 de junho.
Já para aqueles que recebem mais do que 1 salário mínimo, a primeira parcela será depositada em 1° de junho, e aqueles que receberem o pagamento nesta data terão acesso à segunda parcela em 3 de julho.