Para Sindipeças, flexibilização das regras do Mercosul pode retardar acordo com UE -

Para Sindipeças, flexibilização das regras do Mercosul pode retardar acordo com UE

Para presidente da entidade, Dan Ioschpe, um acordo com os europeus é o “empurrão” que a América do Sul precisa para agilizar entendimentos com outras regiões.

Valor Econômico

A crise que envolve o Mercosul e as perspectivas de os países virem a assinar acordos comerciais fora do bloco preocupam a indústria de autopeças. Para o presidente do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes Automotivos (Sindipeças), Dan Ioschpe, o maior custo caso o Mercosul “se desmanche” será perder o que já foi discutido para fechar um acordo do bloco com a União Europeia.

Para o dirigente, um acordo com os europeus é o “empurrão” que a América do Sul precisa para agilizar entendimentos com outras regiões. “Conseguiríamos rapidamente inserir nossa região nas agendas de competitividade e, no dia seguinte, poderíamos começar a negociar com Japão, Coreia do Sul ou América do Norte”, destacou.

Segundo Ioschpe, pensar num acordo que daqui a alguns anos isentará de Imposto de Importação veículos e peças fabricados na Europa é a prova de que “não falta coragem ao nosso setor”.

Para o dirigente, a discussão em torno do Mercosul em si acabou por tirar do foco um acordo importante como é o que vinha sendo amarrado com os europeus. “Dinamitar o Mercosul e partir para acordos unilaterais, produto a produto, vai provocar uma canseira muito grande e será menos produtivo”, disse. Segundo ele, por isso o Sindipeças defende que a que a integração no bloco seja preservada.

As declarações do presidente do Sindipeças seguem o caminho contrário ao que os governos do Brasil e do Uruguai levaram para a discussão na semana passada, quando o Brasil assumiu a presidência temporária do Mercosul. Embora o estatuto do bloco proíba, os dois governos defendem a flexibilização das regras no sentido de que acordos comerciais possam ser assinados fora do bloco. Já a Argentina defende a manutenção das normas acertadas há 30 anos.


Notícias Relacionadas
Read More

DPaschoal lança e-commerce de pneus e peças

A oferta de produtos também ampliou, dos 250 disponíveis anteriormente, agora, são mais de 25 mil itens. O aumento considerável só foi possível porque o novo modelo se transformou em um marketplace, onde o DPaschoal.com.br passa ser uma enorme vitrine para os fornecedores de autopeças e equipamentos.