Parceira da evolução no mercado -

Parceira da evolução no mercado

alavancando-o-setor_pg38

Edvaldo Souza, Mahle Metal Leve Head of Sales & Marketing Brazil, fala sobre a contribuição de sua empresa para a evolução dos profissionais da reposição independente e comenta as tendências do setor

Claudio Milan

[email protected]

As indústrias de autopeças têm papel relevante para a evolução dos profissionais que atuam nos diferentes elos da cadeia de negócios do mercado de reposição. É o que pensa Edvaldo Souza, Mahle Metal Leve Head of Sales & Marketing Brazil. De acordo com o executivo, a empresa pratica efetivamente este conceito. “São mais de 3.000 eventos no ano envolvendo mais de 40.000 profissionais”. Em entrevista ao Novo Varejo, Edvaldo fala também sobre inovação tecnológica e tendências de mercado.

Novo VarejoComo está o mercado de reposição para os segmentos de produtos atendidos pela Mahle?

Edvaldo SouzaDivulgamos recentemente o balanço do segundo trimestre de 2016, onde a empresa apresentou crescimento nas vendas em relação ao mesmo período de 2015 de 4,9% no mercado interno Brasil e Argentina (+7% no aftermarket Brasil). Mesmo com um panorama de retração da economia, as vendas no mercado interno vêm sendo positivamente influenciadas pela queda na venda de veículos novos e o consequente aumento da reparação dos usados; pelo aumento da localização em função da redução das importações; pelo aumento da frota no aftermarket e, não menos importante, maior conscientização da manutenção preventiva, já que o gasto médio por veículo é muito inferior a outros países. Por outro lado, a performance foi negativamente afetada pelas baixas vendas na linha Diesel, influenciadas pela desaceleração econômica, pelo aumento da durabilidade das peças e, consequentemente o menor ciclo de manutenção dos produtos, e o maior foco das montadoras em peças e serviços.

NVQuais são as inovações tecnológicas trazidas ao mercado brasileiro pela empresa?

ESSoluções como o Jet Ignition, tecnologia desenvolvida pela Mahle para a Formula 1; Global Flex: as novas tecnologias irão estimular o uso de etanol e misturas que elevem a octanagem para próxima de 100, oportunidade para o Brasil, o SmartHeat – Sistema otimizado de aquecimento de combustível para motores flex, entre outras. Para o aftermarket tivemos o lançamento do Filtro Blindágua que é uma evolução no sistema de separação de água no Diesel – um conceito inovador de filtragem com duplo estágio para separação do contaminante presente no Diesel e gotas de água.

NVComo preparar o mercado independente para a evolução tecnológica das peças e sistemas?

ESÉ papel do fabricante promover e auxiliar na qualificação dos profissionais do varejo e reparação, para fazer frente à inovação tecnológica, até como forma de preservar o canal do aftermarket. A Mahle contribui efetivamente para qualificação dos profissionais do setor. Planejamos realizar em 2016 mais de 335 palestras técnicas / institucionais com nossa equipe de engenheiros da Assistência Técnica e Vendas. A empresa também conta um moderno Centro de Treinamento em Motores no Centro Tecnológico em Jundiaí, para ministrar curso de motores para reparadores e profissionais de vendas dos varejos e distribuidores. Ao todo, são mais de 3.000 eventos no ano envolvendo mais de 40.000 profissionais.

NVQual é sua opinião sobre o comércio eletrônico de autopeças?

ESSegundo a e-commercebrasil, nos Estados Unidos o E-Tailing (venda online) de peças e acessórios deve corresponder a 10,5% das totais do comércio eletrônico norte-americano, deve faturar mais de US$ 40 bilhões e com previsão de crescimento de 20% a.a. Existe ainda uma tendência dos varejos tradicionais (que representam mais de 41% dos negócios do IAM americano) adquirirem E-Tailers. Na Europa, as vendas online representavam 6% das vendas totais em 2012, com previsão de chegar a 18% em 2020 (crescimento de 15% a.a.), sendo que 22% das vendas de pneus devem ser feitas via internet em 2020. No Brasil, a venda online ainda é tímida e representa menos de 2% da movimentação financeira do e-commerce, basicamente voltada a acessórios e pneus. De qualquer forma, embora incipiente, existe grande espaço para o crescimento e fortalecimento do e-commerce de autopeças, provavelmente seguindo até as tendências de one stop shop.

NV Que avaliação a empresa faz do atual estágio do varejo de autopeças brasileiro?

ESNão existe um formato único definido. Há uma tendência emergente de união de varejistas e distribuidores, concentração em grandes redes e, gradualmente, crescimento de vendas por meio de comércio eletrônico. Como bom exemplo, desde a abertura das importações, nos anos 1990, o brasileiro vem ampliando possibilidades de escolha na hora de comprar o carro. Partimos de 191 modelos de veículos em 2000 para 1.754 em 2013 e essa complexidade chegou às prateleiras e ao balcão das lojas. Atualmente, o varejo já trabalha numa segmentação por negócio: Diesel, leve ou moto e muito provavelmente caminhará para segmentação por produto ou por marca. Algumas iniciativas estão sendo realizadas com sucesso (Rede âncora, Rede Pit Stop, expansão da rede AutoZ e outros), além da chegada de empresas estrangeiras consolidadas.

NVDe que forma a empresa se relaciona com o varejo e o que a loja precisa fazer para tornar seu negócio adequado às tendências do mercado?

ESA Mahle sempre teve estreito relacionamento com o setor. Somos reconhecidos pelos varejos como a mais marca mais lembrada em componentes para motor e uma das três mais lembradas em sistema de filtração. O varejo sempre teve uma orientação voltada para compras e sempre fez isso com muita competência. Entretanto, acredito que é preciso trabalhar fortemente a gestão de do caixa, buscar aprimoramento na qualificação dos colaboradores e, não menos importante, ter gestão eficiente no controle de mercadorias, minimizando o nível de estoques armazenados e, consequentemente, reduzindo custo. Outro ponto é avaliar a evolução do e-commerce, já que estamos vivendo tempos de hiperconectividade, onde o consumidor passa a maior parte de seu dia conectado à internet.

 

 


Notícias Relacionadas