Parceiro secreto revela pauta do aftermarket automotivo para 2024 -

Parceiro secreto revela pauta do aftermarket automotivo para 2024

Para 2024, dois temas ganharam peso: a evolução tecnológica do setor, com especial atenção para a inteligência artificial e o questionamento sobre a possível expansão das montadoras na reposição.

A cada virada de ano o time de jornalismo da Novo Varejo realiza um esforço editorial único para apurar os temas presentes na cabeça das principais lideranças do Aftermarket Automotivo brasileiro.

 É a ação Parceiro Secreto, criada há mais de 20 anos com o objetivo de promover a interação entre os formadores de opinião do setor a partir de perguntas e respostas obtidas junto a executivos e profissionais, dando assim uma visão geral sobre a própria pauta da reposição independente para o ano que se inicia. Para 2024, dois temas ganharam peso: a evolução tecnológica do setor, com especial atenção para a inteligência artificial, um recurso que não havia sido mencionado nas edições anteriores.

De fato, ao longo de 2023 o debate acerca da IA ganhou espaço e os formadores de opinião do mercado já sabem que esta inovação muito em breve também estará presente no dia a dia das empresas com muito mais força do que hoje. Outro destaque foi o questionamento sobre a possível expansão das montadoras na reposição, motivada pela aquisição da DPK – e demais operações automotivas do Grupo DPaschoal – por parte da Stellantis, maior fabricante de automóveis do Brasil. Somada à recente criação da rede de centros automotivos ACDelco, da GM, a movimentação da Stellantis consolida uma tendência global que vem crescendo também no Brasil. Por outro lado, temas como desabastecimento de peças e inflação não mereceram abordagem este ano – tiveram peso em tempos de pandemia, mas agora se tornaram coadjuvantes.

O quadro a seguir mostra os assuntos que dominaram as perguntas este ano, enviadas pelos 56 executivos que participaram do Parceiro Secreto. Alguns temas foram excluídos em razão da falta de pertinência – como o novo governo e a própria pandemia, que não cabem mais nas discussões hoje. Mais uma vez chamamos atenção ao fato de que diversas perguntas poderiam ser enquadradas em mais de um tema. Para a construção da estatística, no entanto, buscamos interpretar a essência de cada questionamento. Mas, por se tratar muitas vezes de uma avaliação subjetiva de nossa parte, outras interpretações são possíveis. Não se trata, portanto, de um levantamento científico, mas meramente ilustrativo. Acompanhe nas páginas a seguir as perguntas e respostas trazidas pelos formadores de opinião a mais este Parceiro Secreto, uma iniciativa editorial criada em 2002 pelo Novo Varejo e que antecipa movimentos no Aftermarket Automotivo ao longo de mais um ano que se inicia.

Como é feito o Parceiro Secreto

A ação do Parceiro Secreto, criada em 2002 pelo Novo Varejo, promove a troca de perguntas e respostas para fomentar reflexões sobre os temas mais importantes do Aftermarket Automotivo segundo suas próprias lideranças. É o amigo secreto – ou amigo oculto, a depender de sua cidade – com conteúdo. Para realizar este trabalho, solicitamos a profissionais, executivos e empresários de indústrias, distribuidores, varejos, oficinas e entidades que encaminhassem à nossa redação uma pergunta sobre o mercado. Na sequência, foi realizado um sorteio entre os participantes que enviaram suas questões no prazo estabelecido para definir a quem cada uma das perguntas será então enviada. Em casos de questões direcionadas especificamente a um segmento da cadeia, sorteamos o responsável pela resposta entre os representantes daquele segmento. Também procuramos, na medida do possível, direcionar questões muito específicas aos participantes mais indicados para respondê-las. Em nenhum momento foram revelados os nomes de quem pergunta ou responde. Isso será feito nas páginas a seguir. É hora de conhecer as perguntas e respostas que compõem a pauta do Aftermarket Automotivo em 2024. Nosso presente pra você é conteúdo. Boa leitura!


Notícias Relacionadas