Redação Novo Meio jornalismo@novomeio.com.br
O interesse das lideranças do aftermarket automotivo brasileiro pela construção de estratégias capazes de evoluir os negócios e o próprio mercado foi o destaque da edição 2022 / 2023 da ação editorial Parceiro Secreto, uma exclusividade do Novo Varejo Automotivo criada há mais de 20 anos com o objetivo de promover a interação entre os formadores de opinião do setor e apurar o que se passa na cabeça destes empresários, executivos e profissionais, dando assim uma visão geral sobre a própria pauta da reposição independente para o ano que se inicia. Nesta edição, ao contrário das anteriores, houve maior pulverização dos interesses. Temas como Digitalização e tecnologia, Balanço e perspectivas e Futuro da mobilidade também se destacaram entre as perguntas encaminhadas a nossa redação e respondida pelos participantes – este ano, foram 54, número entre os mais expressivos de toda a série histórica.
Cabe destacar, ainda, que a pandemia da covid-19 já é página virada no mercado. Em 2020, a crise sanitária foi o assunto de maior destaque no Parceiro Secreto – e nem poderia ser diferente, já que ainda estávamos aprendendo a conviver com a doença.
Mas, agora, nenhuma pergunta foi elaborada sobre a covid. Nesta edição, abrimos um campo para o tema Novo governo. Seria natural esperar um número importante de questionamentos sobre o assunto, até porque a linha política sofreu mudança radical. No entanto, não foi o que aconteceu: apenas 8% das perguntas se referiram à mudança de comando no país, o que aparentemente mostra que o mercado está tranquilo quanto aos rumos da nação. O quadro a seguir apresenta a distribuição dos assuntos tratados nesta reportagem e um comparativo com edições anteriores do Parceiro Secreto. É sempre importante destacar que diversas perguntas poderiam ser enquadradas em mais de um tema. Para a construção da estatística, no entanto, buscamos interpretar a essência de cada questionamento.
Mas, por se tratar muitas vezes de uma avaliação subjetiva, outras interpretações são possíveis. Não se trata, portanto, de um levantamento científico, mas meramente ilustrativo. Acompanhe nas páginas a seguir as perguntas e respostas trazidas pelos formadores de opinião a mais este Parceiro Secreto, uma iniciativa editorial criada em 2002 pelo Novo Varejo Automotivo.
Como é feito o Parceiro Secreto
A ação do Parceiro Secreto, criada em 2002 pelo Novo Varejo, promove a troca de perguntas e respostas para fomentar reflexões sobre os temas mais importantes do aftermarket automotivo. É o amigo secreto com conteúdo.
Para realizar este trabalho, solicitamos a profissionais, executivos e empresários de indústrias, distribuidores, varejos, oficinas e entidades que encaminhem à nossa redação uma pergunta sobre o mercado. Na sequência, é realizado um sorteio entre os participantes que
enviaram suas questões no prazo estabelecido para definir a quem cada uma das perguntas será então enviada. Em casos de questões direcionadas especificamente a um segmento da cadeia, sorteamos o responsável pela resposta entre os representantes daquele segmento.
Também procuramos, na medida do possível, direcionar questões muito específicas aos participantes mais indicados para respondê-las. Em nenhum momento foram revelados os nomes de quem pergunta ou responde.