O After.Lab encerra a divulgação dos resultados da pesquisa META – Montadoras em Estatísticas e Tendências no Aftermarket apurados no primeiro semestre de 2024.
O estudo tem como objetivo monitorar semanalmente os negócios em compra e aplicação de peças genuínas das montadoras pelos varejistas e reparadores de todo o Brasil. As informações obtidas são consolidadas ao final de cada semestre e divulgadas ao longo dos seis meses seguintes nas edições do Novo Varejo. Neste momento, a equipe de pesquisas do After.Lab está finalizando a apuração referente ao segundo semestre do ano, que será divulgada nos primeiros meses de 2025.
Importados
As tabelas a seguir apresentam a primeira, a segunda e a terceira marca de autopeças genuínas para carros importados adquiridas diretamente no balcão das concessionárias.
Um dos destaques é a recorrência da marca BMW, o que mostra que, ao que tudo indica, o portfólio de produtos originais oferecidos por fabricantes e distribuidores no aftermarket independente não vem atendendo as demandas das lojas e oficinas.
Outra constatação é a presença de marcas já consolidadas como fabricantes de carros nacionais, eventualmente ainda vistas como importadores. É o caso de Jeep, Peugeot e Renault que, embora ainda eventualmente ofereçam carros produzidos no exterior, comercializam na maior parte automóveis brasileiros. Um bom exemplo é o Jeep Renegade que, por sua grande frequência na frota nacional, necessariamente já precisa contar com uma ampla oferta de componentes nos estabelecimentos do mercado independente.