Pedidos de falência caem 18,2% em 2017, diz Boa Vista SCPC -

Pedidos de falência caem 18,2% em 2017, diz Boa Vista SCPC

Já para os pedidos de recuperação judicial, houve queda 23,7%

Os pedidos de falência caíram 18,2% no acumulado de 2017 em relação a 2016, segundo dados com abrangência nacional da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Mantida a base de comparação, as falências decretadas subiram 2,9%, enquanto para os pedidos de recuperação judicial e recuperações judiciais deferidas  foram observadas quedas de 23,7% e 18,9%, respectivamente.

Seguindo a tendência esperada pela Boa Vista SCPC, os indicadores seguiram recuando, quando observados pelos valores acumulados em 12 meses. Passado o período de intensa retração da atividade econômica, redução do consumo, restrição e encarecimento do crédito, entre outros fatores, as empresas voltam agora a esboçar sinais mais sólidos dos indicadores de solvência, fato que deverá continuar, uma vez que o cenário econômico tem mostrado sinais de recuperação gradual em diversos setores produtivos.

Distribuição das falências e recuperações judiciais por porte

A tabela 2 mostra como estão distribuídas as falências e recuperações judiciais por porte de empresa até dezembro 2017 a partir dos critérios de porte de empresa adotados pelo BNDES . As pequenas empresas, por exemplo, mostram que tanto para os pedidos de falências como para as falências decretadas houve uma representação de 93% dos casos. Tanto nos pedidos de recuperação judicial como nas recuperações judiciais deferidas, as pequenas empresas também correspondem ao maior percentual, ambas com 94% da totalidade de casos, respectivamente. 

Distribuição das falências e recuperações judiciais por setor

Na divisão por setor da economia, o setor de Serviços foi o que representou o maior percentual nos pedidos de falência (44%), seguidos do setor Industrial (30%) e do Comércio (26%). Com relação à variação dos pedidos de falência, a Indústria foi o setor que mais reduziu na comparação dos valores acumulados no ano (em relação ao ano anterior), com queda de 33%. Mantida base de comparação, o Comércio diminuiu em 12% enquanto o setor de Serviços caiu 8%. Para os demais dados, segue o resumo apresentado na tabela 3:

Metodologia

O indicador de falências e recuperações judiciais é construído com base na apuração dos dados mensais registradas na base de dados da Boa Vista SCPC, oriundas dos fóruns, varas de falências e dos Diários Oficiais e da Justiça dos estados.

A série histórica deste indicador se inicia em 2006 e está disponível em:
http://www.boavistaservicos.com.br/economia/falencias-e-recuperacoes-judiciais/


Notícias Relacionadas
Read More

Entram em vigor as regras do Resolve Já

Os contribuintes de São Paulo com débitos de ICMS não inscritos na Dívida Ativa já podem se beneficiar de melhores condições para acertar suas contas com o fisco.