Pela 1ª vez, 300 maiores empresas de varejo do país vendem mais de R$ 1 tri -

Pela 1ª vez, 300 maiores empresas de varejo do país vendem mais de R$ 1 tri

Estudo da SBVC mostrou que 74% das varejistas têm mais da metade de mulheres na folha de pagamento

Depois de um ano de 2021 atípico, ainda marcado pela pandemia, as 300 maiores empresas varejistas romperam em 2022 uma marca histórica: faturaram R$ 1,046 trilhão, com crescimento nominal (sem descontar a inflação) de 19,9% sobre o ano anterior e superando o desempenho do varejo como um todo, que avançou nominalmente 14,1%.

Os dados constam do ranking das 300 maiores empresas do varejo de produtos, elaborado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). Segundo Eduardo Terra, presidente da SBVC, 96% das varejistas tiveram crescimento de vendas no ano passado e 89% delas registraram avanços de faturamento acima da inflação.

Em número de lojas físicas o crescimento também foi significativo, embora o varejo seja cada vez mais digital. No ano passado, a base de lojas das 300 maiores companhias aumentou liquidamente 7,3%, com mais 4.259 novos pontos físicos entrando em operação. Quase 70% das companhias aumentaram o número de lojas sobre 2021.

Das 300 companhias listadas no estudo, 221 contam com operação online, ante 162 em 2019, antes da pandemia. Terra observa que esses dados podem ser avaliados de várias formas e destaca que 80 dessas grandes companhias ainda não vendem pela internet, mesmo após a pandemia. “São visões do copo meio cheio ou meio vazio”, observa.

As posições de liderança dos cinco maiores varejistas em faturamento se mantiveram em 2022 em relação ao anterior. O Grupo Carrefour se manteve em primeiro, seguido pelo AssaíMagazine LuizaVia Americanas.


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