Pelo sétimo ano consecutivo, varejo expande e supera o desempenho da economia no Brasil -

Pelo sétimo ano consecutivo, varejo expande e supera o desempenho da economia no Brasil

Para Eduardo Terra, presidente da SBVC, os números do varejo mostram também que a transformação digital do setor vem capacitando as empresas a entender melhor os consumidores e encontrar oportunidades de crescimento
Crédito: Shutterstock

  Em 2023, o resultado do varejo foi superior ao do país, onde o PIB brasileiro registrou expansão de 2,9%. Pelo sétimo ano consecutivo, o setor expandiu e vem superando, desde 2016, o desempenho da economia como um todo. De acordo com o estudo “O Papel do Varejo na Economia Brasileira”, realizado anualmente pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), o varejo restrito (varejo de bens de consumo, exceto automóveis e materiais de construção) fechou 2023 com uma expansão nominal de 4,1%, movimentando R$ 2,23 trilhões e representando 20,45% do PIB do país. Já o varejo ampliado (incluindo automóveis e materiais de construção) avançou 5,3% no ano passado, para R$ 2,75 trilhões, e corresponde a 25,23% do PIB.

Transformação Digital 

 Para Eduardo Terra, presidente da SBVC, os números do varejo mostram também que a transformação digital do setor vem capacitando as empresas a entender melhor os consumidores e encontrar oportunidades de crescimento. “Reforçar o relacionamento com os consumidores, ampliando o poder dos meios digitais e gerando um maior volume de dados que são processados pelos sistemas e retornam como inteligência para os negócios – essa é a receita de quem tem conseguido aproveitar melhor as oportunidades de mercado e se proteger das turbulências da economia”, analisa.


Notícias Relacionadas