Pesquisa aponta que 36% dos entrevistados comprariam carros autônomos -

Pesquisa aponta que 36% dos entrevistados comprariam carros autônomos

Estudo traz visão de consumidores sobre inteligência artificial nos automóveis; 92% já conhecem o termo e o conceito. Quase metade dos respondentes afirma que conseguem visualizar as possibilidades da IA para o meio ambiente

Portal da Autopeça

A OLX, maior plataforma de compra e venda online de veículos no país, avaliou, em parceria com a Mindminers, a percepção de consumidores sobre a inteligência artificial (IA) nos veículos. Segundo o estudo, 36% dos entrevistados topariam comprar um carro autônomo. O termo e o conceito de IA já não são novidades para 92% dos respondentes. O levantamento também aponta que 80% crêem que a IA contribui para a segurança dos veículos. Além disso, 70% dos participantes acreditam que a IA irá dominar o segmento automotivo em até 10 anos.

“O uso da inteligência artificial nos veículos já é um tema cada vez mais em evidência no cotidiano dos brasileiros. A segurança é o atributo central destacado pelos respondentes da pesquisa, bem como a melhoria da eficiência do automóvel e as possibilidades para o meio ambiente. O estudo da OLX traz um olhar sobre a receptividade a essa tendência tecnológica, trazendo insights para os negócios”, afirma Flávio Passos, VP Comercial de Autos do Grupo OLX.

Carros autônomos e segurança

O levantamento também perguntou se os usuários aceitariam comprar um carro dirigido de forma autônoma. Metade respondeu que aceitaria dependendo dos recursos e preços, enquanto 36% compraria definitivamente. Apesar disso, ainda não há confiança predominante numa condução 100% automática, ou seja, 58% confiam nesse tipo de veículo, contanto que haja um motorista de apoio. Já 26% confiariam totalmente, sem auxílio humano na direção.

A pesquisa também aponta que 80% dos usuários brasileiros respondentes acreditam parcialmente ou possuem relativa confiança de que a IA traz segurança ao veículo.

Importância da IA nos veículos

Os usuários participantes também foram indagados sobre como entendem o uso da IA voltada para veículos. A maioria das pessoas (37%) visualiza todos os benefícios listados na questão, conforme mostra o gráfico abaixo:

Apesar disso, a possibilidade de um sistema inteligente, capaz de tomar decisões em tempo real, é o atributo mais reconhecido dentre os participantes (34%).

Metade dos respondentes (52%) acreditam que a presença de IA nos veículos é importante principalmente para a melhoria da segurança, seguido do monitoramento de falhas e problemas técnicos (46%), e identificação de veículos e pedestres à frente (43%).

Ao avaliar a percepção de importância da IA nos automóveis com recorte de gênero, tanto homens quanto mulheres valorizam a melhoria na segurança dos veículos com a tecnologia, porém homens têm uma ligeira inclinação maior do que mulheres, somando 55%, enquanto elas representam 49% nesse aspecto. Para o gênero feminino se destacam os fatores como “personalização da experiência” (8 pontos percentuais acima do apontado pelos homens) e “reconhecimento de voz” (9p.p. acima).

Futuro próximo

O gráfico a seguir aponta que, enquanto a maioria dos entrevistados têm expectativas sobre um futuro próximo de domínio da IA no setor, outros são mais cautelosos e preveem que a transição pode ser mais gradual e demorada.

Principais preocupações

Ao serem perguntados sobre quais são as maiores preocupações acerca do uso de IA no setor automotivo, a responsabilidade em caso de acidentes lidera com 62%, seguido pelo risco de segurança (60%) e dependência excessiva da tecnologia (53%).

O estudo aponta que 49% dos respondentes conseguem visualizar as possibilidades da IA para o meio ambiente, mas para 39%, essa associação ainda não é clara. O estudo também elencou uma nuvem de palavras mais citadas:

Outra percepção questionada aos usuários participantes é se as estradas brasileiras estão preparadas para os avanços dessa tecnologia. Para 83%, as vias não estão adequadas e precisam de investimentos.

Perfil do público

A pesquisa revelou que o público entrevistado é, em sua maioria, masculino (52%), sendo boa parte composto por indivíduos acima dos 41 anos (37%), além de faixa de 31 a 40 anos (27%), de 25 a 30 anos (16%) e 18 a 24 anos (19%). A maioria dos participantes pertence à classe C (44%) e B (40%)

Quase metade dos entrevistados reside na região Sudeste (48%), seguido do Nordeste (23%), Sul (15%), Centro-Oeste (8%) e Norte (6%).

A pesquisa foi realizada de forma online em julho de 2023, com 300 pessoas que consomem conteúdo automotivo.

Como adquirir um veículo online com segurança

  • Negociar diretamente com o proprietário do veículo ou com a pessoa que irá comprar o item, evite negociar com terceiros, como parentes, amigos ou revendedores não autorizados;
  • Tire todas as dúvidas preferencialmente pelo chat e canais oficiais das plataformas, evitando levar a conversa para aplicativos de mensagem, que são ambientes menos controlados;
  • Sempre marque uma visita para ver o veículo presencialmente antes de fechar o negócio e prefira locais públicos e movimentados, como estacionamentos de shoppings e supermercados e vá, de preferência, acompanhado e durante o dia;
  • Antes de concluir o negócio, peça uma Vistoria Cautelar em uma empresa credenciada pelo Detran e vá junto com o dono do automóvel;
  • Faça o pagamento apenas em uma conta em nome do proprietário do veículo e antes de depositar, verifique os dados direto com o proprietário;
  • Se está vendendo, confirme os dados bancários da conta em que o valor do veículo deve ser depositado;
  • Vendedor e comprador devem ir junto ao cartório fazer a transferência e o pagamento só deve ser feito quando a transação for concluída no cartório;
  • Negocie diretamente com quem vai comprar. Desconfie de compradores que apenas intermediam a negociação;
  • Se a proposta for de lojas de seminovos, não esqueça de checar o CNPJ e a legalidade do funcionamento do estabelecimento;
  • Só entregue o veículo depois que o pagamento for confirmado.

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