Pesquisa Data OLX Autos revela hábitos de compra da Geração Z

Pesquisa Data OLX Autos revela que cerca de 40% da Geração Z têm automóvel

Estudo mapeou preferências e tendências de consumo automotivo por recortes geracionais

Cerca de quatro em cada dez pessoas da geração Z (18 a 28 anos) que navegaram pelo segmento automotivo da OLX no último mês de julho já possuem um automóvel. Os veículos mais comuns entre eles são carro (70%) e motocicleta (35%). A conclusão é da pesquisa do Data OLX Autos, fonte de inteligência automotiva do Grupo OLX.

Entre a geração Y (29 a 40 anos), cerca de 75% declaram já possuir um veículo, percentual que sobe para aproximadamente 85% entre as respostas da geração X (41 a 60 anos), e que chega a 88% entre os Baby Boomers (61 anos ou mais).

“Se para as gerações Z e Y os carros e as motos, respectivamente, são os meios mais utilizados, para os mais velhos, além dos automóveis, as caminhonetes também são populares, sendo o segundo veículo mais comum (23%) entre os usuários acima de 61 anos. É importante para nós, enquanto maior classificado de autos do país, acompanhar os hábitos de consumo e entender as tendências para garantir serviços e produtos ainda mais personalizados e assertivos”, comenta Flávio Passos, VP de Autos e Bens de Consumo do Grupo OLX.

Carro atual

Outra marca das diferenças geracionais diz respeito à seguridade do automóvel: 70% da geração Z não têm cobertura de seguro, no entanto, com a evolução etária, cresce também o número de pessoas que contam com esse serviço. Entre os grupos subsequentes, 45% da geração Y, 54% da geração X, e 62% da geração BB afirmam contar com seguradora.

Já um ponto que une todas as gerações é a carroceria do veículo atual: o hatch é o mais comum entre os entrevistados.

Ao considerar a idade do carro que está na garagem, automóveis com nove anos ou mais são os mais frequentes entre as gerações Z e Y, apontado por cerca de 70% e aproximadamente 60% respectivamente. Já o veículo atual de 83% da geração X têm a partir de quatro anos. Quanto aos Baby Boomers, 54% declararam que o automóvel que possuem têm menos de oito anos.

Considerando todas as gerações, quando a pergunta foi sobre os responsáveis pela influência na decisão de compra do veículo, 82% responderam que eram eles mesmos, 27% citaram o cônjuge, 5% os filhos, e 2% os pais. Lembrando que há multiplicidade de respostas.

Carro hatch – Divulgação OLX

O que quer cada geração?

Geração Z: Com intenção de compra nos próximos 12 meses, seis em cada 10 procuram por carros usados, e cerca de 45% pretende adquirir um veículo com até oito anos de idade. Aproximadamente um quarto considera híbridos ou elétricos. Em relação às cores, essa geração deseja automóveis nas cores prata (71%), branca (61%), preta (55%) e vermelho (40%).

Os interessados em comprar desejam carro (73%) e motos (21%), e considerando o automóvel, 85% desejam pagar até R$ 69.999, sendo o financiamento a forma de pagamento que se sobressai com 67% das preferências.

Geração Y: Cerca de oito em cada 10 sinalizam o desejo de adquirir um veículo, desses, 54% procuram por usados, e 59% pretendem comprar um carro com até 8 anos de idade. Seguindo a preferência de cor da gen Z, Esse público deseja um automóvel nas cores prata (65%), branca (59%), preta (56%) e vermelho (32%).

Diferentemente dos mais jovens, os entrevistados dessa geração que estão interessados em comprar, desejam, sobretudo, carro (85%) e caminhonete/ picape (8%). Quando considerado o automóvel que estão procurando, 80% desejam pagar até R$ 69.999, e mais uma vez o financiamento sobressai-se com 61% das respostas.

Geração X: Entre os aproximadamente 75% que desejam comprar um automóvel, 59% planejam realizar a aquisição em até 6 meses. Os principais interesses são os usados (50%) e os seminovos (26%) Adquirir um carro com até 8 anos de idade é a pretensão de 56% do público dessa geração. Ainda, cerca de 3 em cada 10 considera híbridos ou elétricos. Dentre as cores desejadas, destaca-se a preferência por prata (59%), branca (49%), preta (38%), vermelho (20%) e azul (18%).

Para a geração, o carro (74%) é o principal veículo de interesse para compra, seguido pela caminhonete/ picape (19%). Considerando o automóvel que estão buscando, 69% desejam pagar até R$ 69.999, no entanto, para a gen X, é mais comum a intenção de compra 100% à vista (40%). O financiamento, seja ele com entrada, parcial ou total corresponde a 48% das indicações do público.

Geração Baby Boomer: Deste grupo, 61% consideram adquirir um carro nos próximos 6 meses. Entre quem indica a intenção de compra, 41% buscam veículos usados, 32% estão buscando seminovos, além disso, 32% consideram híbridos ou elétricos. Para 74%, a expectativa é de adquirir um automóvel com até oito anos de idade. Essa geração prefere as cores prata (60%), branca (42%), preta (31%) e vermelho (17%).

Os interessados em comprar, desejam principalmente carro (75%) e caminhonete/ picape (22%). Considerando o automóvel que estão buscando, 59% desejam pagar até R$ 69.999. Como forma de pagamento, quase metade (46%) dos entrevistados desta geração pretende fazer o pagamento 100% à vista. Em se tratando de financiamento, 39% indicam o formato, seja ele parcial ou total.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Notícias Relacionadas
Read More

Inflação foi de 0,93% em março, maior alta para o mês desde 2015

Segundo o levantamento, a gasolina foi o item que contribuiu com o maior impacto no IPCA de março (0,60 ponto percentual), sendo que São Luís teve a menor variação (6,32%), dentre as 16 localidades pesquisadas, no preço da gasolina ao consumidor. Já o Rio de Janeiro foi onde os motoristas mais sentiram esse reajuste (14,45%).