Pesquisa indica que 41,3% dos brasileiros pretendem ir às compras no Natal -

Pesquisa indica que 41,3% dos brasileiros pretendem ir às compras no Natal

Dados são da Associação Comercial de São Paulo

Para celebrar o Natal, 41,3% dos brasileiros devem consumir no comércio em geral e nos supermercados, de acordo com Pesquisa Nacional de Intenção de Compras da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

Mas a intenção de gastar divide os consumidores, e percentual idêntico, 41,3%, não devem comprar nada, enquanto 17,4% estão indecisos. Encomendada à Behup, a pesquisa ouviu 1.623 consumidores em todas as regiões do país. 

Roupas, calçados e acessórios estão no topo da lista de presentes, com 51,5% da intenção de compras. Brinquedos, somados a itens tradicionais como bolas de futebol e bonecas, representam 34,9%. Já alimentos tradicionais para a ceia de Natal, como peru, frutas secas e panetones, respondem por 28,8%.

Presentes para a família, como perfumes (28,6%), aparelhos celulares (18,4%), bebidas alcoólicas (18,1%), decoração e enfeites de Natal (15,7%), livros (12,1%), móveis e artigos para o lar (12%), relógios (11,3%) e viagens (11%), também foram bastante citados pelos consumidores.

O levantamento também confirma o que já era tendência. Outra pesquisa encomendada pela ACSP para mostrar o interesse do consumidor na Black Friday já apontava que as pessoas não antecipariam as compras.

Na ocasião, apenas 23% dos entrevistados disseram que comprariam os presentes de Natal em novembro. Agora, 82,6% afirmaram que não aproveitaram as promoções do mês passado para o consumo de fim de ano.

“Como o consumidor não antecipou as compras na Black Friday, o mês de dezembro deverá ser bem movimentado no comércio porque as pessoas deixaram para consumir agora”, afirma Marcel Solimeo, economista da ACSP.

Com isso, a expectativa é de aumento de 10% no volume de vendas comparado a igual período do ano passado. No entanto, é preciso deixar claro que o fim de 2020 foi um período ruim para o comércio, pois o distanciamento social era maior entre a população, com os brasileiros ainda sem acesso à vacina e com a pandemia fora de controle.

 liberação da parcela do Auxílio Brasil, em dezembro, também vai ajudar a impulsionar o consumo, pois atinge diretamente as classes sociais que mais precisam do dinheiro neste momento para comprar”, diz o economista.  

DE VOLTA ÀS LOJAS FÍSICAS

A ACSP também encomendou à Behup pesquisa de intenção de compras de Natal para o Estado de São Paulo, e o total de consumidores que devem presentear na data é bastante parecido com o dos demais brasileiros: 44,2% pretendem consumir, enquanto 41,2% não devem gastar nada. Além disso, ainda há 14,6% de indecisos. 

Em São Paulo, roupas, calçados e acessórios, com 54,8%, também lideram a intenção de compras dos paulistas. Já os brinquedos respondem por 39,1%, e os alimentos tradicionais para a ceia, por 30,4% das intenções de consumo. 

Mesmo com a alta da inflação e a queda na renda, que devem fazer o consumidor ser mais comedido nas compras, as associações comerciais ligadas à Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) acreditam que, com a reabertura total do comércio, os consumidores, mais animados, devem priorizar as lojas físicas para presentear. 


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