Você vai conhecer as informações exclusivas apuradas pelo After. Lab, o núcleo de inteligência de negócios do aftermarket automotivo brasileiro, sobre a comercialização de lubrificantes e fluidos nas cinco regiões do Brasil pelos varejos e oficinas mecânicas. Os dados resultaram da LUPA – Lubrificantes em Pesquisa no Aftermarket Automotivo relativos ao primeiro semestre de 2024.
O gráfico 1 faz referência ao número de entrevistados. A esquerda temos as observações totais e em cada região e a direita temos as informações em termos percentuais. Observamos que o maior número de entrevistados reside na região Sudeste, o que é pertinente, uma vez que o processo de amostragem considera a participação da região no PIB. A tabela 1 reúne a estatística descritiva de todas as variáveis analisadas e é importante para entender o comportamento destas ao longo da série temporal estudada. Cabe ressaltar que as perguntas feitas para as oficinas são referentes ao uso, enquanto as perguntas feitas no varejo são referentes a venda dos produtos citados. Em geral, as médias são mais altas no varejo do que na oficina, sugerindo que o volume movimentado de óleo e fluido de freio é maior no varejo, que comercializa os produtos para diversas oficinas e, eventualmente, até para o dono do carro. As medianas também são geralmente mais altas no varejo, indicando que o valor central dos dados é maior para as lojas de produtos automotivos. As variâncias no varejo são significativamente mais altas, especialmente para o óleo de motor, sugerindo maior variabilidade no varejo. O intervalo de valores (diferença entre mínimo e máximo) é maior no varejo, especialmente para o óleo de motor, indicando uma maior dispersão nos valores de venda no varejo. Isso implica que há uma maior flutuação e potencialmente maior volume de venda no varejo em comparação com a oficina.