Pesquisa mostra alta significativa no uso de internet banking por pequenos negócios -

Pesquisa mostra alta significativa no uso de internet banking por pequenos negócios

Elaborado pelo Sebrae, o levantamento aponta que apenas 21% dos empreendedores utilizam caixa presencial do banco

A pesquisa “Hábitos Financeiros dos Pequenos Negócios”, do Sebrae, aponta que 90% das micro e pequenas empresas do país acessam aplicativos de banco no celular pessoal. Há 10 anos, segundo o levantamento, eram apenas 15%.

O uso do internet banking entre os empreendedores passou de 33%, em 2015, para 61%, em 2025. Já os canais presenciais, como caixas de banco e correspondentes bancários (como lotéricas), apresentam baixa utilização.

O levantamento de 2025 mostra que apenas 21% dos donos de pequenos negócios utilizam caixa presencial do banco e 28% os correspondentes bancários. Dez anos atrás, esse percentual era de 58% e 55%, respectivamente.

O Nordeste tem mais empreendedores que usam correspondentes bancários, 37%, acima da média nacional (28%). Já o internet banking tem adesão maior no Sudeste (67%) e no Sul (59%), mas menor no Nordeste (53%).

Segundo a pesquisa, homens ainda recorrem mais ao atendimento físico, enquanto as mulheres estão mais digitalizadas. Quanto maior a idade do empreendedor, maior é a dependência de canais físicos.

Confira os principais números da pesquisa:

Uso de aplicativo do banco no celular pessoal

2015: 15%

2022: 86%

2025: 92%

Serviços bancários na internet via computador (internet banking)

2015: 33%

2022: 59%

2025: 61%

Caixa eletrônico (dentro ou fora da agência)

2015: 72%

2022: 28%

2025: 35%

Correspondente bancário (exemplo: lotéricas)

2015: 55%

2022: 22%

2025: 28%

Caixa do banco (balcão do banco)

2015: 58%

2022: 14%

2025: 21%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Notícias Relacionadas