A pesquisa “Hábitos Financeiros dos Pequenos Negócios”, do Sebrae, aponta que 90% das micro e pequenas empresas do país acessam aplicativos de banco no celular pessoal. Há 10 anos, segundo o levantamento, eram apenas 15%.
O uso do internet banking entre os empreendedores passou de 33%, em 2015, para 61%, em 2025. Já os canais presenciais, como caixas de banco e correspondentes bancários (como lotéricas), apresentam baixa utilização.
O levantamento de 2025 mostra que apenas 21% dos donos de pequenos negócios utilizam caixa presencial do banco e 28% os correspondentes bancários. Dez anos atrás, esse percentual era de 58% e 55%, respectivamente.
O Nordeste tem mais empreendedores que usam correspondentes bancários, 37%, acima da média nacional (28%). Já o internet banking tem adesão maior no Sudeste (67%) e no Sul (59%), mas menor no Nordeste (53%).
Segundo a pesquisa, homens ainda recorrem mais ao atendimento físico, enquanto as mulheres estão mais digitalizadas. Quanto maior a idade do empreendedor, maior é a dependência de canais físicos.
Confira os principais números da pesquisa:
Uso de aplicativo do banco no celular pessoal
2015: 15%
2022: 86%
2025: 92%
Serviços bancários na internet via computador (internet banking)
2015: 33%
2022: 59%
2025: 61%
Caixa eletrônico (dentro ou fora da agência)
2015: 72%
2022: 28%
2025: 35%
Correspondente bancário (exemplo: lotéricas)
2015: 55%
2022: 22%
2025: 28%
Caixa do banco (balcão do banco)
2015: 58%
2022: 14%
2025: 21%











