Pesquisa mostra que de cada 10 indústrias paulistas, 7 dizem que não devem contratar -

Pesquisa mostra que de cada 10 indústrias paulistas, 7 dizem que não devem contratar

Pesquisa da Fiesp também aponta pessimismo nas vendas e na produção; setor conta com promessa de ‘Plano Safra’ industrial
Crédito: Shutterstock

Folha de S. Paulo

Sete em cada dez (74,1%) indústrias paulistas dizem não ter a intenção de contratar novos empregados no segundo semestre deste ano, de acordo com um levantamento exclusivo feito pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).

Das 25,9% das empresas que afirmam que pretendem fazer contratações na segunda metade do ano, a média de contratação esperada equivale a 10,3% do quadro total de funcionários.

O setor atribui a maior parte do pessimismo ao patamar elevado da Selic (os juros básicos), hoje em 13,75% ao ano, que inibe investimentos, dificulta a elevação da produção e posterga contratações. Varejo e serviços também se somam à indústria nas reclamações sobre os juros.

Apesar de uma melhora no cenário econômico nos últimos meses —na esteira de avanços recentes da reforma tributária e na discussão do novo arcabouço fiscal— e cujo reflexo se deu, além da queda das expectativas de inflação e valorização do real ante o dólar, a indústria vê 2023 com preocupação.


Notícias Relacionadas
Read More

Vendas do varejo crescem 0,7% em setembro

No volume de vendas, o varejo ampliado cresceu 0,9% frente a agosto de 2019, na série com ajuste sazonal, com predominância de taxas positivas, alcançando também Veículos, motos, partes e peças (1,2%)