Uma pesquisa realizada pela KPMG apontou que atualmente 33% das empresas do setor de consumo e varejo adotam, de forma parcial ou ampla, a inteligência artificial (IA), mas esse indicador poderá chegar a 85% nos próximos três anos, um aumento de mais de 150%. Quando questionados sobre a implementação da IA generativa, a adoção desse recurso é mais tímida: 14% já a utilizam hoje em dia e 60% nos próximos períodos. É o que apontou o “Relatório Global de IA em Finanças” (do inglês, KPMG Global AI in Finance Report).
Com relação ao nível de maturidade do setor de consumo e varejo na adoção da inteligência artificial, 55% das empresas já estão implementando o recurso, 27% estão liderando o uso e apenas 18% estão na fase inicial. Além disso, as empresas da área investem atualmente 9% do orçamento em IA. Nos próximos três anos, esse aporte deve chegar a 13,8%.
Quando questionados sobre barreiras para adoção de inteligência artificial nas empresas, os executivos de consumo e varejo disseram que a principal delas era a vulnerabilidade em segurança e privacidade de dados (58%), seguida pela falta de habilidades e conhecimentos em tecnologia (56%) e dificuldade em coletar dados relevantes e consistentes (47%). Apesar dos obstáculos, o levantamento mostrou que foi registrado 29% no Retorno Sobre Investimentos (ROI) em IA no setor de consumo.