Pesquisa revela que seminovos ainda são a principal escolha na hora de comprar carro em 2024 -

Pesquisa revela que seminovos ainda são a principal escolha na hora de comprar carro em 2024

74% da classe C e 45% da A/B optam por veículos seminovos
Crédito: Shutterstock

A escolha entre um veículo novo e um seminovo pode ser influenciada por diversos fatores, incluindo custo, condição do veículo e necessidades pessoais. Uma recente pesquisa investigou essas preferências entre os consumidores brasileiros e mostrou tendências significativas no mercado de automóveis.

Preferências por tipo de veículo

A pesquisa realizada pela Insider a pedido do SóCarrão, que entrevistou 400 pessoas entre janeiro e fevereiro de 2024, mostrou que a maioria dos consumidores prefere veículos seminovos. Especificamente, 61% dos entrevistados optam por seminovos, enquanto 32% preferem veículos novos e 7% são indiferentes quanto à escolha.

Análise por faixa etária e classe econômica

A análise por faixa etária destacou que 67% dos consumidores de 18 a 30 anos preferem veículos seminovos, seguidos por 65% dos consumidores entre 31 e 50 anos e 46% daqueles com mais de 51 anos. Em termos de classe econômica, 74% das pessoas da classe C escolhem veículos seminovos, comparado a 45% das classes A/B.

Intenções de compra para 2024

O estudo também abordou as intenções de compra para 2024, revelando que 52% dos entrevistados planejam adquirir um automóvel neste ano. A faixa etária de 18 a 30 anos apresentou a maior intenção de compra, com 60% planejando adquirir um veículo em 2024.

Necessidade de venda consultiva

Outro dado relevante é que mais da metade dos entrevistados (58%) sabe exatamente a marca, modelo e versão que quer comprar. Outros 25% sabem a marca e o modelo, mas têm dúvidas sobre as versões. Apenas 11% sabem somente a marca que querem, e 6% não sabem nem a marca, nem o modelo.

Esses números deixam clara a necessidade de uma venda mais consultiva, entendendo em qual momento o consumidor está. Na hora de decidir a compra, 34% dos consumidores consideram um bom atendimento a melhor forma de ser ajudado, enquanto 25% valorizam mais as informações técnicas do veículo. A confiança (21%) e a honestidade (14%) do vendedor são mais importantes que o valor do veículo (9%) ou os descontos (6%) oferecidos.


Notícias Relacionadas
Read More

Financiamentos de veículos crescem 26% no primeiro semestre

Do total, de acordo com os dados da B3, operadora dos Sistema Nacional de Gravame, pouco mais de 2,01 milhões representaram unidades usadas, em alta de 30,9%, na mesma base de comparação, quase 70% das vendas. Já os financiamentos de novos somaram 872 mil, crescimento de 15,9%.