Pessoas jurídicas compram 72% das peças vendidas no Mercado Livre -

Pessoas jurídicas compram 72% das peças vendidas no Mercado Livre

Falta dos produtos nos canais tradicionais é o principal motivo para que 65% das oficinas já recorram ao comércio eletrônico para comprar peças de reposição

 

Por Claudio Milan ([email protected])

O Mercado Livre está presente em 19 países e muitos são os brasileiros que já utilizaram a plataforma para realizar uma compra, tamanha é a variedade de produtos colocados à venda por meio do site. São nada menos que 211,9 milhões de usuários registrados e mais de nove compras por segundo, garantindo ao ML a liderança de audiência no comércio eletrônico nacional.

Em 5 de abril, a Arteb realizou sua I Convenção – Iluminando Novos Caminhos exatamente na sede do Mercado Livre, em São Paulo, oportunidade em que os convidados – clientes, parceiros e representando todos os segmentos do mercado de reposição – tiveram a oportunidade de conhecer melhor o marketplace e sua atuação no setor automotivo.

Os números apresentados comprovam a expansão dos ambientes de comércio eletrônico para a venda de itens relacionados ao automóvel, inclusive as peças de reposição. Segundo estudos da Fraga Inteligência Automotiva, o e-commerce representa atualmente 4,5% do faturamento do setor de autopeças e, numa previsão anunciada como conservadora, deve chegar a 7,3% até 2022.

 

CATEGORIAS

Entre todas as categorias de produtos oferecidos no Mercado Livre, os componentes automotivos ocupam a primeira posição no ranking, com participação de 15,44% do total. A curva de crescimento é constante – e gigante. Somente no ano passado, a evolução foi de 57,6% sobre 2016.

E, ao contrário do que se poderia supor inicialmente, são as peças automotivas os itens mais comercializados pela plataforma dentro do segmento, respondendo por 42,95% do share. Nestas, a liderança cabe aos componentes para motor, com 15,59%.

Os dados mostram que, de fato, o site vem atendendo a uma demanda que era anteriormente suprida em grande parte pelo varejo de autopeças. Basta dizer que, segundo o Mercado Livre, as Pessoas Jurídicas respondem por 72% das compras de componentes automotivos realizadas na plataforma. De acordo com Danilo Fraga, diretor de Inteligência de Mercado da Fraga Inteligência Automotiva – que também realizou apresentação na Convenção da Arteb –, 65% das 75 mil oficinas existente no país já recorrem às compras online. O principal motivo é a falta dos componentes nos canais tradicionais para atender a necessidade das oficinas mecânicas. Essa informação deve merecer uma boa reflexão por parte dos empresários e gestores do varejo de autopeças, que cada vez mais irão enfrentar uma concorrência determinada pelo novo mundo digital que nos rodeia.


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