Piloto do Real Digital será lançado ainda em 2022 -

Piloto do Real Digital será lançado ainda em 2022

Segundo o presidente do Banco Central, estrutura já foi pensada

Brasil Econômico

O Brasil deve ganhar uma versão piloto do que será o seu Real Digital ainda este ano. Foi o que afirmou o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, em uma transmissão ao vivo promovida pelo Traders Club (TC) na segunda-feira (11).

Conforme destacou o presidente da autoridade monetária, a estrutura para a moeda digital de banco central (CBDC, em inglês) já foi pensada.

Real Digital vem aí

Segundo Campos Neto, o Real Digital funcionará, na prática, como uma stablecoin. Ou seja, como uma moeda digital estável pareada com algum outro ativo, no caso, o real físico.

Além disso, a CBDC terá como base o Sistema de Transferência de Reservas (STR), “coração” do Sistema de Pagamentos Brasileiro. É no STR onde ocorre a liquidação final de todas as obrigações financeiras no Brasil.

Conforme destacou o executivo, o STR tem o Real como garantia. Nesse sentido, será criado uma espécie de STR digital, que terá como garantia o Real Digital. Além disso, os bancos poderão emitir stablecoins em cima dos seus depósitos.

Para Campos Neto, esta é uma forma de digitalizar a moeda, mas sem provocar uma ruptura no balanço dos bancos:

“Esse projeto deve ter algum tipo de piloto no segundo semestre”, disse Campos Neto.”

Pagamentos transfronteiriços com Real Digital

Outro ponto defendido por Campos Neto é a necessidade de as CBDCs funcionarem para pagamentos transfronteiriços. Caso isso não ocorra, as criptomoedas serão sempre mais eficientes para isso:

“Se essas moedas digitais não tiverem esse fator de pagamento transfronteiriço com eficiência, obviamente que as criptomoedas vão ser sempre mais eficientes do que qualquer tipo de moeda digital”, ressaltou.

O presidente do BC destacou ainda que a CBDC nacional terá um limite de emissão. Ou seja, terá um suprimento fixo com uma quantidade máxima a ser emitida.

Conforme noticiado pelo CriptoFácil, o programa Lift Challenge, que coordena a criação do Real Digital, selecionou a exchange Mercado Bitcoin para desenvolver uma prova de conceito para a CBDC. De acordo com o site, a exchange se une a plataformas como AAVE e os bancos Itaú e Santander no projeto.


Notícias Relacionadas