Segundo números da plataforma de e-commerce Nuvemshop, com 100 mil lojistas cadastrados, as pequenas empresas no Brasil atingiram R$ 1,2 bilhão em faturamento nos seis primeiros meses de 2022 com vendas pela internet, o que representa um crescimento de 20% em relação ao mesmo período de 2021.
“O crescimento do e-commerce neste primeiro semestre comprova que cada vez mais empreendedores estão investindo neste tipo de negócio, assim como o consumidor já incorporou as compras online em sua rotina”, explica Luiz Natal, gerente de desenvolvimento de plataforma da Nuvemshop.
Entre janeiro e junho de 2022, 21,8 milhões de produtos foram vendidos. Os pedidos tiveram um ticket médio de R$ 243,20, 10% acima dos R$ 219 do primeiro semestre de 2021. Moda foi o segmento que liderou as vendas no período, com R$ 471,1 milhões, seguido por Acessórios (R$ 97 milhões) e Saúde & Beleza (R$ 87,4 milhões). Dentre os produtos mais vendidos, destacam-se: óculos de sol, boné, meia, perfume e vestido.
O estado que liderou as vendas online foi São Paulo, que registrou um faturamento de 612,7 milhões de reais.
Entre os cinco estados com maior faturamento de PMEs também estão Minas Gerais (128,1 milhões de reais), Rio de Janeiro (79 milhões de reais), Ceará (66 milhões de reais) e Santa Catarina (64,8 milhões de reais). Dos cinco, o estado que apresentou o maior crescimento em faturamento foi o Ceará, com aumento de 35,8% em relação ao ano passado.
Datas comemorativas
O mês em que os e-commerces mais faturaram foi em maio, período de muita relevância devido ao Dia das Mães, o que resultou em um faturamento de 232,9 milhões de reais no mês.
Na análise, foram consideradas as vendas realizadas entre janeiro e junho de 2021 e 2022, com base nos mais de 100 mil lojistas da Nuvemshop.