Por que o cartão de crédito lidera compras online? -

Por que o cartão de crédito lidera compras online?

Uma pesquisa realizada em julho a pedido da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) revela que 54% dos consumidores brasileiros costumam realizar pagamentos por aproximação usando seu cartão, celular, relógio ou outro dispositivo.
Hand with credit card swipe through terminal for sale

Graças aos avanços tecnológicos, as compras de internet estão bastante facilitadas com meios de pagamentos que privilegiam o conceito da praticidade. Assim, métodos rápidos, seguros e simples facilitam a vida do consumidor e aumentam a retenção, e claro, a receita. Entre todas as opções disponíveis, o cartão de crédito conquista um lugar de destaque no coração e na carteira dos consumidores. Uma pesquisa realizada em julho a pedido da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) revela que 54% dos consumidores brasileiros costumam realizar pagamentos por aproximação usando seu cartão, celular, relógio ou outro dispositivo. Dentro desse universo, a maioria (60%) costuma usar a tecnologia de maneira frequente, ou seja, sempre ou quase sempre. Entre tantas formas existentes no mercado – PIX, boleto, transferências, carteira digital – essa preferência ainda é reflexo das vantagens e comodidades que oferece aos consumidores e que vão além da agilidade no processo, como: parcelamento do valor total; recompensas em pontos e milhas; cashback; possibilidade de cancelar a compra caso haja algum problema na entrega do produto; e possibilidade de complementar paga – mentos (parte no cartão de crédito e a outra em boleto bancário, por exemplo, ou utilização de dois cartões numa única compra). Segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), as vendas no e-commerce durante o primeiro se – mestre do ano alcançaram a marca de R$ 80,4 bilhões de faturamento, o que corresponde ao aumento de 2% em relação ao mesmo período de 2022. Atualmente, as compras pela internet representam mais de 10% de todo o segmento do varejo nacional.

Tendência é cartão virar um botão digital

Outra ação recente da indústria de cartões é o Click to Pay, tecnologia que cria um banco de dados para otimizar a finalização das compras online com cartão de débito ou crédito. Assim, quando o consumidor visualizar a opção Click to Pay, não haverá mais a necessidade de preencher os dados do cartão, como número, data de validade e código de segurança. Essa novidade promete ser muito útil para todos os atores da cadeia. Os consumidores poderão tornar a jornada ainda mais fluida e segura; o lojista reduz passos ao longo do processo de compra, maior número de vendas, com menos abandono do carrinho; e as empresas de cartões, por fim, poderão constatar baixa nas fraudes com a redução de exposição das informações do cliente. Em resumo, a preferência do consumidor pelo uso do cartão de crédito nas compras online ainda é lógica e justificável. Trata-se de mais conveniência, segurança, flexibilidade financeira e proteção. O cartão de crédito pode se manter como grande aliado na era do comércio eletrônico, abrindo espaço para novos avanços tecnológicos.


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