UOL Carros
O mundo automotivo, que vive no momento uma crise no abastecimento de chips semicondutores, pode estar à beira de mais um problema nos próximos tempos devido à invasão russa na Ucrânia..
No momento, a crise dos chips tem criado problemas nas cadeias de suprimentos das montadoras, cortes de produção e paralisações temporárias. Agora, com o problema na Rússia, as fabricantes podem encontrar outras questões. O país produz vários metais importantes para o setor, incluindo níquel e paládio.
Além disso, o local também possui fábricas de montadoras grandes de carros populares, como Volkswagen, Toyota e Stellantis. Tudo isso ainda é piorado pelo fato de, segundo a NBC, um quarto das peças dos carros russos virem do exterior, incluindo dos Estados Unidos – que já anunciaram sanções ao país.
Do outro lado, os preços do petróleo subiram para um recorde de oito anos nesta semana devido às tensões. A Rússia é responsável por cerca de 12% das exportações de petróleo globais, e isso deverá influir no preço da gasolina mundo afora. Assim, com sanções e a escassez de matéria-prima, além do aumento do petróleo, a indústria global deverá passar por mais um momento complicado em 2022..