Porsche inicia construção de 1ª fábrica comercial de gasolina sem petróleo -

Porsche inicia construção de 1ª fábrica comercial de gasolina sem petróleo

O local deverá produzir cerca de 130 mil litros de eFuel em 2022. A capacidade será expandida em duas etapas para cerca de 55 milhões de litros até 2024 e aproximadamente 550 milhões de litros até 2026

UOL

Em uma união com a Siemens Energy, a Porsche anunciou a construção de sua primeira fábrica para a produção de um combustível quase neutro em carbono, conhecido como eFuel ou gasolina sintética. A estrutura está localizada em Punta Arenas, Chile, e sua inauguração ocorreu na última semana.

O local deverá produzir cerca de 130 mil litros de eFuel em 2022. A capacidade será expandida em duas etapas para cerca de 55 milhões de litros até 2024 e aproximadamente 550 milhões de litros até 2026. Para a produção local, as licenças ambientais necessárias foram obtidas pela empresa chilena de projetos Highly Innovative Fuels.

Chamado da Haru Oni, o projeto aproveita as condições climáticas perfeitas para a energia eólica na província de Magallanes, no sul do Chile, para produzir o combustível virtualmente neutro em carbono, usando energia eólica verde de baixo custo.

Na primeira etapa, os eletrolisadores dividem a água em oxigênio e hidrogênio verde usando a energia eólica. O CO₂ é então filtrado do ar e combinado com o hidrogênio verde para produzir metanol sintético – que é convertido em eFuel. Tudo isso sem usar petróleo como matéria-prima.

A produção deverá se iniciar no meio de 2022. Além da Siemens Energy, da HIF e da Porsche, outras empresas como Enel, ExxonMobil, Gasco e ENAP estão participando do projeto Haru Oni.


Notícias Relacionadas