Preço do frete é motivo de desistência da compra para 63% dos consumidores   -

Preço do frete é motivo de desistência da compra para 63% dos consumidores 

Preço do frete tem sido um dos principais desafios para o comércio on-line e requer estratégias para driblá-lo.

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As compras on-line mudaram o curso do mercado nos últimos anos e, principalmente, o comportamento do consumidor. No entanto, entre os principais desafios encontrados no comércio digital está o preço do frete. De acordo com o CX Trends 2023, estudo realizado pela Octadesk em parceria com a Opinion Box, 63% dos consumidores já desistiram de finalizar uma compra por causa do preço da entrega – ou seja, mais da metade dos visitantes saem de um site de vendas sem nada.

Ou seja, esse problema exige um olhar minucioso, afinal, a tendência é que o visitante procure um concorrente com condições que considere melhores para adquirir o que deseja. 

“Hoje, com 61% dos consumidores fazendo compras pela internet, é preciso entender que a taxa de entrega não é apenas uma questão de logística, mas também uma motivação de grande impacto na decisão final”, reforça o CEO da Octadesk, Rodrigo Ricco. O dado mencionado por ele é do E-commerce Trends 2023.

Preço do frete também é estratégia

É preciso pensar o frete estrategicamente tanto quanto a navegabilidade – fator que é essencial no processo. Dessa forma, buscar alternativas que sejam praticáveis para o negócio é indispensável para a sua permanência no mundo virtual. 

“É interessante entender qual tipo de condição especial é possível oferecer para que o custo não se torne um motivo de desistência. Montar kits de itens, por exemplo, ‘3 camisetas por X reais + Frete Grátis’, é uma saída, uma vez que aumenta o ticket da venda sem que o valor da entrega fique muito mais alto, permitindo que o lojista absorva esse gasto sem sair no prejuízo”, sugere a CGO do Melhor Envio, Stela Torres.

Outra dica é aproveitar as datas comemorativas (Dia das Mães, Natal, Dia dos Namorados, Black Friday e outras) para aplicar a estratégia na entrega, se beneficiando ainda do fator como um destaque na comunicação. Um exemplo prático seria: “aproveite a Semana do Frete Grátis!”, com condições específicas, como um valor mínimo para ter o benefício, recompensar clientes fiéis, oferecer a gratuidade como uma promoção limitada ou estabelecer o benefício para regiões específicas.

“O importante é que, antes de apostar em uma estratégia, especialmente se ela envolver frete grátis, o lojista tenha noção de sua gestão logística, principalmente em relação aos custos com as entregas, para garantir que os resultados financeiros do período não sejam afetados negativamente”, conclui Stela.


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