Prêmio Inova atesta excelência da indústria brasileira -

Prêmio Inova atesta excelência da indústria brasileira

A quinta edição do Prêmio Inova foi encerrada em 12 de dezembro no Sindipeças com a cerimônia que homenageou os vencedores do estudo realizado pelo Novo Varejo e que conta com a parceria da Ipsos, uma das maiores empresas de pesquisas do mundo. O evento reuniu as lideranças do mercado brasileiro de manutenção de veículos pela terceira vez na sede do Sindipeças. Cerca de 100 convidados marcaram presença.

Para a realização da pesquisa que apurou os vencedores do Prêmio Inova 2016 foram entrevistados 501 varejistas de autopeças para veículos leves em todo o Brasil. O estudo foi dividido em duas partes. Inicialmente, foram revelados os vencedores dos quesitos da primeira fase. Nesta etapa, os varejistas elegeram as melhores marcas por segmento de produtos, sendo os vencedores apurados a partir da soma total dos votos recebidos.

A cerimônia foi conduzida pela jornalista e apresentadora de TV Adriana de Castro. Os primeiros troféus foram entregues por Ali El Hage, diretor do Instituto Sindipeças de Educação Corporativa. Na sequência, a mestre de cerimônia convidou o presidente do Sindirepa-SP e do Sindirepa Nacional, Antonio Fiola, para finalizar a entrega dos prêmios aos vencedores dos quesitos relativos a produtos.

Desempenho empresarial

Todas as empresas premiadas na avaliação por produtos e também as que tiveram mais de 10% dos votos em mais de um quesito foram classificadas para a segunda fase, em que, em novo contato, os 501 varejistas foram convidados a avaliar os fabricantes de autopeças em nove atributos relacionados aos serviços prestados por estas empresas ao segmento varejista, bem como avaliar a imagem que elas construíram no mercado. Dando sequência à cerimônia, os convidados conheceram as marcas que mais se destacaram nos quesitos de avaliação do desempenho empresarial e o grande vencedor de cada um desses quesitos. Também foi premiada aquela que, segundo avaliação do varejo, é a melhor marca do aftermarket, a indústria que obteve o maior percentual de conceitos “ótimo” em todo o estudo, a NGK – este ano, a empresa conquistou a primeira posição em todos os quesitos de análise relativos à segunda fase. Os vencedores desta etapa do estudo receberam seus troféus das mãos de Francisco De La Tôrre, presidente do Sincopeças-SP. A cerimônia em homenagem aos vencedores do Prêmio Inova 2016 – Indústrias do Novo Varejo foi encerrada com um coquetel de cofraternização.

Primeira fase premia marcas mais votadas nos segmentos de produtos

O Prêmio Inova foi criado com o objetivo de apurar junto aos varejistas de autopeças para veículos leves as marcas e os fabricantes de autopeças que mais se destacam no mercado através de seus produtos e serviços. Desde o ano passado, o estudo é dividido em duas etapas.

Na primeira, 501 varejistas de todo o Brasil – sorteados eletronicamente no mailing do jornal Novo Varejo – são entrevistados e respondem, em contato telefônico, a um questionário padrão com 15 quesitos para apontar, segundo seus próprios critérios de seleção, as melhores marcas em cada um desses quesitos relativos aos produtos oferecidos à reposição independente. A classificação obedece à soma de votos de cada marca em cada um dos quesitos pesquisados. Os resultados você confere nas tabelas a seguir.

Com metodologia desenvolvida pela Ipsos, segunda fase avalia e premia o desempenho empresarial

O Prêmio Inova – Indústrias do Novo Varejo conta com a valiosa contribuição da Ipsos, o terceiro maior instituto de pesquisa do mundo, líder dos estudos para a indústria automotiva no Brasil. A Ipsos foi responsável pelo desenvolvimento da metodologia da segunda fase do estudo e pela tabulação destes resultados – que permitiram uma avaliação qualitativa dos serviços prestados pelos fabricantes e da imagem que eles construíram no mercado.

São classificadas para esta segunda etapa do estudo todas as indústrias vencedoras dos quesitos da primeira fase da pesquisa e aquelas que obtiveram índice de mais de 10% dos votos em mais de um quesito: Axios Monroe, Bosch, Contitech, Fram, Fras-Le, LUK, Magneti Marelli Cofap, Mahle Metal Leve, Nakata, NGK, Sabó, SKF e TRW.

Mais uma vez, 501 varejistas de autopeças para veículos leves são ouvidos em todo o Brasil. Nesta etapa, os entrevistados avaliam todos os fabricantes classificados, atribuindo a estas empresas os conceitos ÓTIMO, BOM, REGULAR ou RUIM, a partir de critérios próprios, para cada um dos nove atributos propostos: ações promocionais, material técnico, treinamentos, serviço 0800, índice de defeitos, garantia, rede de distribuidores, apresentação do produto e a empresa mais admirada.

A metodologia desenvolvida pela Ipsos considerou vencedora em cada quesito a indústria que obteve o maior índice percentual de avaliação ÓTIMA na opinião dos varejistas de autopeças. A partir deste critério, também foi possível apurar a empresa de melhor desempenho na segunda fase do estudo, aquela que obteve o maior índice de avaliação ÓTIMA no total dos nove quesitos.

Este segmento do trabalho permite apurar virtudes e carências de cada marca, fortalecendo o relacionamento com o cliente, fator determinante para o sucesso da empresa e cada vez mais importante. “A pesquisa de satisfação eu considero hoje praticamente uma mesa de três pernas, ela é meio manca, está quase caindo. Cada vez mais vale a experiência do cliente, que envolve vários fatores, diversas variáveis que foram mostradas pelo prêmio – o Inova simboliza bem o que é a experiência do cliente. A experiência vale muito mais do que a satisfação, a satisfação é apenas um pilar dentro do que representa a experiência do cliente como um todo. Dar voz ao cliente, fazer a gestão do feedback. não adianta a empresa receber uma insatisfação e tratar aquele cliente duas semanas depois. Na primeira semana ele já ficou bravo e foi para o concorrente”, comenta Rogerio Monteiro, Managing Director, Loyalty & Head Automotive da Ipsos Brasil. O executivo enriqueceu a cerimônia com uma apresentação que destacou o potencial do mercado automotivos brasileiro.

Nas tabelas a seguir, você vai conhecer os vencedores da segunda fase da pesquisa. Todos os vencedores da primeira e da segunda fase receberam o Prêmio Inova.

 Rogério Ipsos

 

 


Notícias Relacionadas