Sofisticado Hotel Unique recebe pela primeira vez a cerimônia que revela os vencedores da sétima edição da pesquisa que apura as Indústrias do Novo Varejo
Por Redação Novo Meio (jornalismo@novomeio.com.br)
O Brasil está começando a escrever um novo capítulo em sua história e todos esperam que seja um período de conquistas e crescimento. Em sintonia com o otimismo que tomou conta de nossa sociedade nos últimos meses, a Editora Novo Meio inaugura a nova fase do Prêmio Inova, que chega à sétima edição apurando a opinião dos varejistas de autopeças de todo o Brasil sobre os produtos e serviços oferecidos pelas indústrias de componentes automotivos.
A partir de agora, a cerimônia que releva os vencedores do estudo Indústrias do Novo Varejo – realizado em parceria com a Ipsos, uma das maiores empresas de pesquisas do mundo – passa a ser realizada sempre em um grande hotel e enriquecida por conteúdo consistente com o objetivo de contribuir com o planejamento estratégico das empresas dos diferentes elos da cadeia que compõe o aftermarket automotivo nacional – é o Debate Inova Perspectivas.
Para inaugurar esta fase, o evento em homenagem aos vencedores do Prêmio Inova 2018 foi realizado no sofisticado Hotel Unique, em São Paulo, em 11 de dezembro, fechando com chave de ouro um ano que se mostrou favorável para o setor automotivo como um todo, mesmo sendo um ano de Copa do Mundo, eleições gerais, greve dos caminhoneiros e repleto de feriados e emendas.
Com a presença de cerca de 150 líderes e formadores de opinião do mercado de reposição, a cerimônia revelou os vencedores do Prêmio Inova e debateu as perspectivas para 2019 – veja cobertura completa do debate nesta edição.
A pesquisa Inova apura anualmente as indústrias de autopeças que mais se destacam nas lojas de componentes automotivos a partir de seu portfólio de produtos e dos serviços que oferecem ao segmento. Para a realização de mais este trabalho, foram entrevistados 500 varejistas de autopeças para veículos leves em todo o Brasil.
O estudo é dividido em duas partes. Na cerimônia de premiação, conduzida pelo jornalista e apresentadora de TV Celso Zucatelli, foram inicialmente revelados os vencedores dos quesitos que compõem a primeira fase. Nesta etapa, os varejistas elegeram as melhores marcas por segmento de produtos, sendo os vencedores apurados a partir da soma total dos votos recebidos.
Os troféus e as placas relativos à fase de produtos foram entregues por Alcides Acerbi Neto, presidente do Sicap – Sindicato do Comércio Atacadista, Importador, Exportador e Distribuidor de Peças, Rolamentos, Acessórios e Componentes para Indústria e para Veículos no Estado de São Paulo, e Francisco De La Tôrre, presidente do Sincopeças de São Paulo – Sindicato do Comercio Varejista de Peças e Acessórios para Veículos no Estado de São Paulo.
Debate e desempenho empresarial
Na sequência, foi realizado um debate em que se discutiu as perspectivas para o Brasil e, mais especificamente, o mercado automotivo para 2019. Participaram do encontro Jason Vieira, economista-chefe da Infinity, Alexis Fonteyne, deputado federal eleito em 2018 pelo Partido Novo, e Rodrigo Carneiro, presidente da Andap – Associação Nacional dos Distribuidores de Autopeças.
Após a construção de mais um conteúdo valioso para o mercado de reposição, a cerimônia teve sequência com o anúncio das empresas classificadas para a segunda fase do estudo, que avalia o desempenho empresarial das indústrias de autopeças na opinião dos 500 varejistas entrevistados em todo o Brasil.
Todas as empresas premiadas na avaliação por produtos e também as que tiveram mais de 10% dos votos em mais de um quesito foram classificadas para esta etapa: Axios Monroe, Bosch, Continental Contitech, Fras-le, Hipper Freios, LUK, Magneti Marelli Cofap, Mahle Metal Leve, Nakata, NGK, Sabó, SKF, Tecfil e TRW. Nesta fase, os varejistas foram convidados a avaliar os fabricantes de autopeças em nove atributos relacionados aos serviços prestados por estas empresas ao segmento, bem como avaliar a imagem que elas construíram no mercado: treinamentos, ações promocionais, serviço 0800, material técnico, garantia, menor índice de defeitos, apresentação do produto, rede de distribuidores e a marca mais admirada do mercado.
Dando sequência à cerimônia, os convidados conheceram as três marcas que mais se destacaram em cada um dos quesitos de avaliação do desempenho empresarial, a segunda e terceira colocadas na classificação geral, e a vencedora da pesquisa, a empresa que obteve a melhor média na soma total dos nove atributos pesquisados. A entrega dos troféus relativos aos quesitos que avaliam o desempenho empresarial foi feita por Elias Mufarej, coordenador do GMA – Grupo de Manutenção Automotiva e conselheiro do Sindipeças para o mercado de reposição, e Rodrigo Carneiro, vice-presidente da Andap e do Sicap.
A cerimônia em homenagem aos vencedores do Prêmio Inova 2018 – Indústrias do Novo Varejo foi encerrada com um almoço e as melhores expectativas para o ano que se inicia.
Primeira fase premia marcas mais votadas nos segmentos de produtos
O Prêmio Inova foi criado com o objetivo de apurar junto aos varejistas de autopeças para veículos leves as marcas e os fabricantes de autopeças que mais se destacam no mercado através de seus produtos e serviços. O estudo é dividido em duas etapas.
Na primeira, 500 varejistas de todo o Brasil – sorteados eletronicamente no mailing do jornal Novo Varejo – são entrevistados e respondem, em contato telefônico, a um questionário padrão com 15 quesitos para apontar, segundo seus próprios critérios de seleção, as melhores marcas em cada um desses quesitos relativos aos produtos oferecidos à reposição independente. A classificação obedece à soma de votos de cada marca em cada um dos quesitos pesquisados. Conheça os resultados nas tabelas a seguir.
PRÊMIO INOVA 2018
PRIMEIRA FASE – PRODUTOS (PERCENTUAL NA SOMA TOTAL DE VOTOS)
Com metodologia desenvolvida pela Ipsos, segunda fase avalia e premia o desempenho empresarial
O Prêmio Inova – Indústrias do Novo Varejo conta com a valiosa contribuição da Ipsos, o terceiro maior instituto de pesquisa do mundo, líder dos estudos para a indústria automotiva no Brasil. A Ipsos foi responsável pelo desenvolvimento da metodologia da segunda fase do estudo e pela tabulação destes resultados – que permitiram uma avaliação qualitativa dos serviços prestados pelos fabricantes e da imagem que eles construíram no mercado.
São classificadas para esta segunda etapa do estudo todas as indústrias vencedoras dos quesitos da primeira fase da pesquisa e aquelas que obtiveram índice de mais de 10% dos votos em mais de um quesito: Axios Monroe, Bosch, Continental Contitech, Fras-le, Hipper Freios, LUK, Magneti Marelli Cofap, Mahle Metal Leve, Nakata, NGK, Sabó, SKF, Tecfil e TRW.
Novamente os 500 varejistas de autopeças para veículos leves foram ouvidos em todo o Brasil. Mais uma vez, foi aplicada a nova metodologia inaugurada em 2017. Até 2016, os varejistas eram convidados a atribuir os conceitos ÓTIMO, BOM, REGULAR e RUIM para cada quesito de avaliação das indústrias pesquisadas. A partir da sexta edição do estudo – 2017 –, os varejistas passaram a atribuir as notas de 1 a 10 para cada indústria em cada um dos nove quesitos de avaliação pesquisados: ações promocionais, material técnico, treinamentos, serviço 0800, índice de defeitos, garantia, rede de distribuidores, apresentação do produto e a empresa mais admirada. A mudança teve por objetivo detalhar ainda mais as avaliações e valorizar todas as notas atribuídas pelos varejistas, que passam a efetivamente contar para o resultado final.
A metodologia desenvolvida pela Ipsos considerou vencedora em cada quesito a indústria que obteve a maior nota média na soma total das avaliações dos varejistas. A partir deste critério, também foi possível apurar a empresa de melhor desempenho na segunda fase do estudo, aquela que obteve a maior nota média considerando todos os quesitos avaliados.
Nas tabelas a seguir, você conhece os vencedores da segunda fase da pesquisa, que avalia o desempenho empresarial. Todos os vencedores da primeira e da segunda fase receberam o Prêmio Inova.
PRÊMIO INOVA 2018
SEGUNDA FASE – DESEMPENHO EMPRESARIAL (NOTAS MÉDIAS)