Primeira Ram concebida e desenvolvida no Brasil élançamento mundial -

Primeira Ram concebida e desenvolvida no Brasil é
lançamento mundial

Com recursos de auxílio à condução e novo sistema de conectividade, picape Rampage é também a mais potente do país

A Ram nasceu em 1981 nos Estados Unidos para ser a primeira picape de porte grande da Dodge. Desde então, a marca se fortaleceu, tornando-se referência em todos os mercados em que a divisão passou a atuar. No Brasil, desembarcou oficialmente em 2005, importada para competir com a também imensa Ford F-250. Em 2009, já sob o controle da FCA – Fiat Chrysler, a Ram se tornou uma divisão separada da marca de origem: RAM Trucks. Hoje compõe o igualmente gigante grupo Stellantis.

E assim chegamos a 2023. O Brasil é palco da estreia mundial da Rampage, primeira picape da marca concebida e desenvolvida no país considerando as condições e exigências de uso dos consumidores do mercado interno e América do Sul. As concessionárias começam a receber o modelo em agosto, mas a pré-venda está a todo vapor. Ao contrário de todas as antecessoras, nossa Ram tem porte médio. Suas dimensões são apenas um pouco maior que a Fiat Toro, do mesmo grupo. Serão três versões à disposição dos clientes: Laramie, Rebel e R/T – em todo o mundo, o coração dos admiradores dos esportivos Dodge sempre acelera quando surgem essas duas letras icônicas. O visual da Rampage é obra do Stellantis Design Center da América do Sul e dedicou atenção especial às proporções de todos os volumes, para a carroceria ficar “musculosa”, de qualquer ângulo que se veja. Na Rebel prevalece o visual off-road, com o uso extensivo de peças externas com acabamentos preto e grafite.

Na Laramie, predominam os acabamentos cromados e prateados em peças como grade dianteira, molduras dos vidros, capas dos retrovisores, maçanetas, logotipos, rodas e para-choque traseiro, trazendo um estilo mais tradicional. Já na versão mais esportiva, a R/T, toda a tradição da sigla famosa (“Road/Track”, Estrada/Pista) é exibida com uma mescla de componentes na cor da carroceria e preto brilhante. Destaque ainda para as grandes faixas no capô e para o emblema da versão nos para-lamas traseiros e nas faces da rodas também exclusivas desta versão. Completa o pacote esportivo o teto printado em preto. Interessou? Então comece a fazer as contas. A gama de preços começa em R$ 239.990 e vai até os R$ 275.990 pela versão R/T com os opcionais.

A mais potente do mercado

A Rampage chega como a picape mais potente fabricada na América do Sul. Isso se deve ao moderno motor Hurricane 4, aplicado pela primeira vez a um veículo produzido na região. Ele pode equipar as três versões, sendo que na R/T é a única motorização. São 272 cv de potência e 400 Nm (40,8 kgfm) de torque gerados pelo propulsor 2 litros de quatro cilindros em linha a gasolina, o mesmo que equipa o Jeep Wrangler. De última geração, é todo feito de alumínio e conta com injeção direta e duplo comando variável de válvulas.

Parte da família GME (sigla inglesa para motor médio global) da Stellantis, o Hurricane 4 tem ainda turbocompressor twin-scroll de baixa inércia, válvula de alívio eletrônica e recirculação refrigerada dos gases de escapamento. Na versão R/T, a Rampage acelera de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos e tem velocidade máxima (limitada) de 220 km/h.

Todas as versões da Rampage têm câmbio automático de nove marchas, com seletor giratório – como nas Ram 1500 – e opção de trocas manuais através de aletas no volante. A tração é sempre 4×4 automática, que distribui a força entre os dois eixos, com opção de reduzida por meio de um botão no console central.

Tecnologia de ponta, claro

Quem entra na Rampage é imediatamente impactado por 22,6 polegadas de telas. São 10,3” do quadro de instrumentos full digital e 12,3” do monitor da central multimídia Uconnect. O sistema se destaca pelo uso intuitivo e pela quantidade de recursos, como conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay e possibilidade de parear dois smartphones ao mesmo tempo. No amplo console central, outro ponto alto é o RamCharger, carregador de celular por indução com saída de ar para resfriar o telefone.

A lista de equipamentos de segurança é farta e inclui: sete airbags (frontal, lateral dianteiro, de cortina (dianteiro e traseiro) e de joelhos para motorista), controle de estabilidade, mitigação de rolagem da carroceria, comutação automática do farol alto, monitoramento da pressão dos pneus e vários auxílios à condução. Entre eles estão o controle de velocidade adaptativo com Stop&Go, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência e detecção de pedestres e ciclistas, monitoramento de pontos cegos, detecção de tráfego traseiro cruzado e alerta de saída de faixa com correção.

Todas as versões trazem o Ram Connect, onde se pode consultar remotamente o Relatório de Saúde da picape que mostra o tempo para a próxima revisão, pressão dos pneus e nível de combustível, além dos comandos remotos (como dar partida e climatizar o carro) entre outras informações. O sistema traz recursos como agendamento online de serviço e conexão a conta pessoal.

Garantia de três anos

A soma das revisões até 60 mil km é de R$ 4.464 nas versões com o motor turbo diesel e de R$ 6.120 quando equipada com o Hurricane 4. As revisões serão feitas a cada 20 mil km (diesel) e a cada 12 mil km (gasolina) ou 1 ano, o que ocorrer primeiro. A Rampage terá garantia total de 3 anos com a possibilidade de adquirir uma extensão (ampla ou de motor e câmbio) de 12 ou 24 meses, para atingir até 5 anos de cobertura.

Uma novidade que estreia com a Rampage nas concessionárias da marca Ram é a oportunidade para fazer serviços de estética veicular como lavagem técnica, higienização e cristalização. Tudo parte do programa Ram Care, feito para entregar o máximo de cuidado para o cliente.

Customizar a Rampage será muito fácil. Para o lançamento estará à disposição um portifólio de mais de 35 acessórios originais Mopar, dos quais se destacam itens como os estribos elétricos, inéditos em picapes nacionais e produzidos no Brasil.

Além disso, a Rampage está chegando com a inovação do Mopar 3D Lab, algo inédito na América Latina. São desenhos gratuitos de acessórios que os clientes poderão produzir em uma impressora 3D, para aumentar ainda mais as possibilidades de personalizar a picape. Nesse primeiro momento haverá seis itens, todos para serem encaixados no andar de baixo do console central: dois suportes para carregadores de celular, porta-objetos com ganchos para lixeirinha, divisória interna, emblema Ram e a cabeça do carneiro vintage, no estilo dos ornamentos de capô usados pela Dodge nos EUA entre os anos 1930 e 1980.


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