Proatividade e manutenção preventiva -

Proatividade e manutenção preventiva

Sabemos que a falta de manutenção é uma das causas que geram mais acidentes e a ausência disso pode ocasionar destruição, mortes e incapacitados no trânsito. Sem contar que quando há veículo quebrado em alguma rodovia pode haver congestionamentos que atrasam a vida de muitas pessoas.

Porém, sabemos também que uma das formas de garantir mais segurança ao volante, além de respeitar a legislação de trânsito e suas regras, é realizar a manutenção preventiva. Ela garante não somente a segurança, mas também economia e longevidade do veículo.

Durante a manutenção, diversos itens são revisados, tais como: calibragem dos pneus e alinhamento das rodas, suspensão, fluido de freios, óleo etc. Mas se o proprietário do veículo não tiver proatividade em relação a isso, a manutenção não é realizada.

E assim conduzimos a nossa carreira profissional. Sabemos quais são as nossas necessidades de desenvolvimento, quais são as nossas fortalezas.

O fato é que precisamos ser proativos em relação à nossa própria manutenção. E quando falamos em prevenção, o ideal é sempre olharmos para a nossa reciclagem, como forma de manter atualizados nossos conhecimentos, aprimorar nossas habilidades, para que possamos nos desenvolver cada vez mais.

E assim como a manutenção preventiva nos veículos tem seus itens de revisão, a nossa também, e requer que façamos de tempos em tempos, tais como:

  • Técnicas de Vendas: é importante buscar novas técnicas, novas experiências que possam contribuir para o nosso dia a dia, pensando em aumentar a nossa performance, nosso desempenho e consequentemente, ampliar resultados.
  • Negociação: rever a forma como usamos essa competência no nosso dia a dia é tão importante quanto um bom combustível para o desempenho de um veículo. A negociação é uma competência universal, ou seja, não utilizamos somente para fins profissionais. Ela está presente nas nossas relações familiares, sociais, comerciais e até espirituais.
  • Foco no Cliente: revisitar em nós o quanto estamos focados no nosso cliente, entendendo suas necessidades e desejos, de como estamos realizando nossos atendimentos, o que podemos melhorar e o que devemos manter.

Claro que assim como na manutenção veicular precisamos olhar diversos itens, na nossa também devemos abranger mais competências, pois a falta de reciclagem ou aprendizagem de novas técnicas e conceitos faz com que o atraso e baixo rendimento nos impeça de crescer, ser melhor e muitas vezes nos leva à perda total.

Por isso, meu amigo, quando pensar em manutenção preventiva, olhe para você, reveja quais os pontos principais devem ser trabalhados, para que seu rendimento possa ser cada vez melhor e você cada vez mais desenvolvido, sejamos proativos em relação a nós mesmos!

Boas vendas e até a próxima!


Notícias Relacionadas
Read More

As concessionárias e o novo comportamento do consumidor

Segundo o estudo Perfil e Demandas do Novo Consumidor, da consultoria Boston Consulting Group (BCG), a mudança de comportamento do consumidor exigirá adaptação dos negócios no mundo pós-pandemia. Isso inclui reimaginar formatos e maneiras de incentivar as compras, analisar dados mais profundamente e trazer vantagens aos clientes