No início da pandemia, diversos setores foram gravemente atingidos pela instabilidade econômica. Hoje, depois de mais de um ano de pandemia, alguns segmentos mostram sinais claros de reaquecimento, inclusive os mais impactados, como o de turismo. Um exemplo disso aparece no levantamento realizado pela Similarweb, plataforma de inteligência de mercado global, sobre o acesso às plataformas de aluguel de carros no Brasil. As visitas a esses sites saltaram de 7,7 milhões, em abril e maio de 2020, para 12 milhões, no mesmo período de 2021, o que representa um avanço de 56,5%. Foram analisados 152 sites do país e considerados os acessos via desktop e mobile.
“Esse crescimento na procura por aluguel de carros é uma tendência forte que identificamos. Alguns fatores podem ajudar a explicar esse salto. Um deles é a retomada gradual do turismo e das atividades econômicas como um todo. Com o avanço da vacinação, muitas pessoas têm optado por viagens curtas, em território nacional. Outro ponto é que é comum o uso de veículos alugados para trabalho ou para atuar como motorista de aplicativo, por exemplo”, explica Rafael Consoni, Sales Manager – Finance na Similarweb.
Consoni acrescenta que montadoras estão enfrentando desabastecimento de matéria-prima e componentes, o que tem paralisado algumas linhas de montagem e dificultado a compra de carros novos. Esse cenário também impacta na busca por aluguel de veículos.
Carro por assinatura no topo das buscas
Neste segmento, “carro por assinatura” é o termo mais procurado neste ano – entre janeiro e maio – nas ferramentas de busca via desktop. Apesar de ter apresentado queda de 12% em maio em relação a abril, ainda aparece no topo do ranking. A assinatura também figura na quinta e oitava posição entre os termos mais buscados relacionados a aluguel de carros, o que demonstra como a modalidade está em alta no país e como consumidores estão pesquisando mais informações sobre assinatura. Além de refletir uma possível mudança de comportamento de consumo.
Outro ponto interessante é que a procura pelo termo “aluguel anual de carros” registrou um aumento de 135% em maio na comparação com abril, enquanto “aluguel mensal de carros” caiu 9,6% neste período.
“Além do aumento dos acessos a sites de aluguel, é perceptível que os consumidores estão interessados em outras modalidades, como carros por assinatura e as de longo prazo, no caso do aluguel anual. Algumas pesquisas já apontam que o carro começa a ser percebido como um serviço, e não mais como um bem material. Outro ponto é o investimento que a aquisição de um veículo novo demanda. Ou seja, são diversos fatores que podem justificar essa mudança gradual de comportamento e, por consequência, uma adequação do mercado a esses clientes”, acrescenta Consoni.
E para se manterem neste mercado, as grandes montadoras, locadoras e seguradoras do país, atentas a essa demanda crescente, já oferecem a opção de carros por assinatura aos consumidores.