Profissionais de autopeças e oficinas falam sobre o setor em dias de pandemia -

Profissionais de autopeças e oficinas falam sobre o setor em dias de pandemia

Varejistas contam como está a situação desses estabelecimentos em alguns Estados do Brasil por conta da pandemia do novo coronavírus.
Autopeças e oficinas vêm sofrendo com a pandemia do novo coronavírus

O Brasil vem sendo muito afetado pela pandemia global do novo coronavírus, o Covid-19. O setor de autopeças e oficinas não é exceção. Para saber como vem sendo o dia a dia desses profissionais, conversamos com proprietários desses estabelecimentos para saber como esta crise mundial vem afetando os negócios. Lojas do Distrito Federal, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo foram consultadas.

Confira os depoimentos abaixo:

Alecsandro Feijó Dias
Auto Peças Feijó – Porto Alegre/RS

“Estamos vivendo um momento inédito no mundo. A visão que eu estava tendo até então, pelo menos no dia a dia aqui no meu comércio e na minha região, é que as coisas estavam começando a engrenar, não estava oscilando tanto o mercado, como foi nos últimos anos. Com isso, possibilita para nós varejistas uma organização de médio prazo, só que agora com esta pandemia vai ter um retrocesso financeiro com certeza. Só não sabemos o tamanho que vai ser. Toda a cadeia será afetada e eu não terei recurso financeiro para pagar os meus fornecedores e os meus funcionários. Terei que optar por um e certamente serão meus funcionários, porque a questão humana é prioridade neste momento. Por outro lado os distribuidores também têm funcionários e precisam receber. É muito difícil, penso que o desemprego deve aumentar, o que pode ocasionar um caos total. É como se nós estivéssemos em uma estrada desconhecida, mas sabendo que logo ali na frente passaremos por muitos obstáculos. Vamos ter atenção e muita cautela. Agora é o momento de cuidar de nossa saúde e dos nossos familiares.”


Ivanildo Lopes da Silva
Vicente Auto Peças – Olinda/PE

“Depois de um janeiro modesto, um fevereiro envolvido pelo Carnaval que praticamente para nossa região, tínhamos em março a esperança de dias melhores e aí surge essa terrível pandemia e põe tudo por água abaixo. As coisas aconteceram muito rapidamente e de repente estamos de portas fechadas e sem saber o que vai acontecer com nossas vidas, nossas empresas, nossos funcionários e também com nosso país. A todo instante surge um fato novo, informações falsas ou não, decretos, liminares, etc. No momento a prioridade é a vida, mas como empresários não podemos esquecer de quantas pessoas dependem direta ou indiretamente de nós, que por sua vez, sem faturamento, sem receita, não temos como honrar nossos compromissos. Isso nos deixa muito preocupados. A incerteza é a palavra chave. Estamos em constante contato com contadores, sindicato, grupo de amigos do setor e atentos às medidas tomadas pelas autoridades que possam ajudar a superar essa crise com menos sequelas possíveois. Vamos aguardar e pedir a ajuda de Deus!”


Mariela Marques Dias
Möbius Serviços Automotivos – São Paulo/SP
“Eu estou trabalhando, de portas fechadas. O trabalho continua normalmente, mas apenas com os veículos que já estavam na oficina, ou que já são de clientes da minha oficina. As medidas são de evitar contato com pessoas, infelizmente. É um momento delicado!”


Robson
RodaLeve – Brasília/DF

“Por conta da incompetência do governo nós estamos passando por essa situação. Esse problema já estava em outros países e nós não tomamos nenhuma precaução. Agora essa situação está quebrando os empresários, muitos vão falir e não vão conseguir reabrir quando tudo chegar ao fim (se chegar ao fim). Estamos tentando de todas as formas nos manter, mesmo de portas fechadas, mas não estamos conseguindo atender a população. A nossa média de lucro caiu 80%. E como vamos fazer com os funcionários? Nós temos contas, boletos, os funcionários também! Não temos como controlar isso. Diante dessa situação, o governo deveria tomar alguma medida urgente para ajudar a população e funcionários.”


Rodrigo
Futura Autopeças e Serviços – Belo Horizonte/MG

“O novo coronavírus, covid-19, tem impactado bastante pois as pessoas estão levando os carros para as oficinas e estamos encontrando dificuldades para encomendar peças nas distribuidoras por conta das entregas, então isso tem afetado bastante o mercado automotivo.”




Notícias Relacionadas