Programa Loja Legal recebe 43 inscrições em dois meses -

Programa Loja Legal recebe 43 inscrições em dois meses

Iniciativa da parceria Sebrae, Sincopeças Brasil e G&B Distribuidora oferece capacitação gratuita para as lojas de autopeças

Lucas Torres [email protected]

Criado para impulsionar um movimento de profissionalização e modernização do varejo de autopeças nacional, o Programa Loja Legal foi uma das atrações da Automec 2023, no último mês de abril. Na ocasião, o consultor de negócios do Sebrae, Reginaldo Oliveira, detalhou a iniciativa gratuita desenhada e oferecida pela parceria formada entre a entidade, o Sincopeças São Paulo e a G&B Distribuidora. Passados pouco mais de dois meses do lançamento oficial do programa na feira – que é gratuito e abrange todo o território nacional –, o NVA procurou Oliveira para checar o desenvolvimento prático do projeto em uma entrevista exclusiva. Na conversa, foram abordados temas como a adesão do mercado ao ‘Loja Legal’, em termos de número de inscrições, as etapas já percorridas até aqui e possíveis atualizações do programa diante de mudanças que se colocaram no radar da economia nacional, tal como a reforma tributária, recém aprovada em primeiro turno na Câmara dos Deputados.

Novo Varejo Automotivo – Na última Automec, o Sebrae e o Sincopeças São Paulo anunciaram o lançamento do programa Loja Legal voltado ao varejo de autopeças. Desde então, que avanços a iniciativa teve? A primeira turma já iniciou os trabalhos?

Reginaldo Oliveira – O Programa Loja Legal tem como objetivo oferecer ao comércio varejista de auto e motopeças a oportunidade de serem negócios mais competitivos, rentáveis e lucrativos, para isso todo o know how do Sebrae fica à disposição dos empresários.

A presença digital, ações atreladas à inovação e a gestão podem fazer parte do plano de ação definido para cada empresa. Há novas ações sendo articuladas com a entrada de novos parceiros que tornarão as oportunidades ainda mais atrativas para as lojas do aftermarket automotivo. O Programa está em andamento.

NVA – Como tem sido a receptividade das lojas do aftermarket automotivo a essa oportunidade de capacitação gratuita?

RO – A receptividade tem sido satisfatória, pois contamos com empresários engajados e dispostos a realizarem as ações necessárias para o desenvolvimento da empresa. Recebemos até o momento 43 inscrições e a maioria das em – presas com o contato inicial realizado e muitas com o plano de ação definido. Vale destacar o apoio do Sincopeças São Paulo na figura do Sr. Heber Carlos de Carvalho (presidente) e diretoria, além do Empresário Antônio Carlos Beiram, da G&B, que muito contribuíram para viabilização do programa.

NVA – Sabemos que o programa oferece uma capacitação trans – versal, abordando diversas áreas da gestão empresarial. Na sua visão, porém, qual é a principal lacuna do setor no momento?

RO – Os diagnósticos iniciais revelam que não temos uma única lacuna a destacar, porém várias oportunidades de trabalho cuja transversalidade fica latente. Dentre os principais temas: marketing digital, gestão financeira, gestão de pessoas e aspectos voltados à tributação.

NVA – Estamos às vésperas da aprovação de uma reforma tributária. Como uma possível aprovação das novas regras integrará os conteúdos do Loja Legal? Vocês terão um ‘módulo’ específico para educar o empreendedor acerca do que será preciso fazer durante o período de transição?

RO – O programa interage com o novo cenário, entretanto será fundamental que esse direcionamento seja liderado pelo Sincopeças, que já realiza essa assessoria aos empresários, assim como o apoio do Contador que atende a empresa.

NVA – Agora, falando de cenário. Qual é o perfil predominante entre os empreendedores do varejo de autopeças nacional? Como vocês os veem em termos de capacitação, ex – periência e até mesmo nível de familiaridade com o setor?

RO – Estamos tratando de negócios familiares em que em alguns casos ocorre a transição de uma geração para outra. Trabalhamos com um cenário onde será necessária a harmonização de di – ferentes visões de gestão o que corrobora com as nossas ações, haja vista que os empresários reconhecem o momento de maior competitividade e a gestão por indicadores. A experiência é importante, porém novas habilidades e competências devem ser desenvolvidas para sustentabilidade dos negócios. O trabalho do Sebrae e das entidades representativas ganha maior destaque.

NVA – Que benefícios a cadeia toda da reposição automotiva pode ter com um ecossistema de varejistas mais qualificados?

RO – A cadeia ganha mais representatividade, inovação e conheci – mento, além de se preparar para novos desafios, visto que o modelo de negócios sofre uma série de influências, como por exemplo, o modelo de vendas tradicional versus o comércio eletrônico, além de outros dilemas relatados pelos empresários, porém há inciativas de maior organização e geração de conhecimento. Tive experiências muito interessantes como a Feira Automec, participação em podcast e podemos afirmar que a sinergia com o mercado e instituições como o Sebrae trarão respostas criativas e inovadoras para toda cadeia.

NVA – Por fim, gostaria que você pontuasse quais outras iniciativas o Sebrae possui e que podem ser interessantes para o setor de autopeças como um todo?

 RO – Essa pergunta é muito pertinente e está atrelada à nossa missão de estimular a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos negócios que atendemos. Há várias possibilidades como o Programa Brasil Mais ALI que trata de inovação e aumento de produtividade com a participação de um agente de inovação durante seis meses atendendo o negócio com metodologia e planos de ação customiza – dos para necessidade de cada negócio, além das soluções tecnológicas através de parcerias com outras instituições que podem ser determinantes para o sucesso do setor de autopeças. Gostaria de deixar meu contato para que outras empresas possam participar do Programa Loja Legal e terem mais informações sobre nossas iniciativas: WhatsApp: 11 3385-2389. E-mail: [email protected]


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