Quase metade dos brasileiros planeja gastar mais na Black Friday -

Quase metade dos brasileiros planeja gastar mais na Black Friday

Pesquisa é da Associação Comercial de São Paulo
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Crédito: Divulgação

De acordo com pesquisa de intenção de compra na Black Friday, realizada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) a pedido da PiniOn, 37,3% dos entrevistados em nível nacional (1.702) pretendem fazer compras nesta data, 32,8% responderam que não têm intenção de consumir, enquanto 30% estão indecisos. Em relação à pesquisa realizada no ano passado, houve leve redução do número de entrevistados que manifestaram intenção de compra e diminuição mais intensa da quantidade daqueles que não manifestaram pretensão, enquanto o número de indecisos aumentou.

Com relação aos motivos para realizar compras durante a Black Friday, 22,2% dos entrevistados afirmaram que pretendem antecipar as compras de Natal; 46,5% têm interesse em adquirir itens de que precisam; e a maioria (51,0%) destacou que o principal motivo é aproveitar as grandes promoções e descontos exclusivos dessa data. Esses resultados sugerem que, assim como nos últimos três anos, não se espera uma “canibalização” significativa das compras de Natal, o que aponta para um crescimento das vendas no varejo tanto em novembro quanto em dezembro.

Entre os entrevistados que planejam realizar compras durante o período, 46,4% afirmam que gastarão mais do que em 2023, enquanto 26,0% não estão dispostos a fazê-lo. No que se refere ao valor das compras, a maioria (53,6%) pretende gastar entre R$ 50,00 e R$ 600,00. Comparado ao ano passado, houve um aumento no número de consumidores que planejam gastar mais durante a Black Friday, assim como uma elevação na faixa de valores previstos para as compras. Isso pode ser atribuído ao crescimento da ocupação e da renda, fatores que impulsionam o poder de compra dos consumidores.

A pesquisa também revelou que a maioria das compras ocorrerá em grandes redes de varejo (59,6%) e, predominantemente, de forma on-line, por meio de computador, celular ou tablet (54,5%), seguindo a tendência consolidada nas edições anteriores da Black Friday.

Segundo pesquisa sobre quem pretende usar a primeira parcela do 13º salário para fazer compras na Black Friday, realizada pela ACSP/PiniOn, 50,9% dos entrevistados em nível nacional (634) pretendem usar a primeira parcela nesta data, 37,2% responderam que não têm intenção de usá-la para esse fim, enquanto 11,8% estão indecisos.

Para Ulisses Ruiz de Gamboa, “Esses números sugerem que a Black Friday tem se consolidado como uma data importante para os brasileiros, que veem nela uma chance de aproveitar o 13º salário para adquirir itens. O fato de mais da metade dos entrevistados estarem planejando gastar mais nesse período é um indicativo de que o consumo deverá continuar crescendo”, explica o economista.

Ulisses também comenta sobre a parcela de indecisos (11,8%). “Uma parte dos indecisos pode se decidir a comprar, em função de ofertas e descontos que considerem vantajosos”, acrescenta.


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