De acordo com Eduardo Tosta, coordenador de Comércio e Serviços da ABDI, a metodologia utilizada pelo ProVa prima pelos pilares da experimentação, adaptabilidade e associabilidade para inserir a cultura da inovação no ambiente do varejista brasileiro. Na mesma linha da liderança da ABDI, o sócio-diretor da consultoria responsável pelo gerenciamento do espaço, Valter Pieracciani, afirma que para compreender o funcionamento das atividades e dos conceitos do Laboratório é necessário observá-lo como um modelo quadridimensional que possui em cada uma de suas extremidades os elementos de tecnologia; gestão; negócio e experiência.
“Imagine quatro dimensões que podem ser ativadas de acordo com a necessidade do varejista.
Quando você fala em tecnologia, por exemplo, pode fazer tudo igual em termos de processo, só alterando os mecanismos tecnológicos que está usando. Você controlava seus estoques com um sistema muito rudimentar no caderno e, de repente, passa a usar um aplicativo que controla tudo de maneira automatizada. O cliente pode nem perceber, mas isso impacta diretamente na eficiência da empresa já que o empresário evitará ter produtos de sobra em seu estoque, ou, pior, que falte mercadorias buscadas pelo cliente. Com a tecnologia ele passa a ter um estoque controlado e inteligente”.
Pieracciani segue a explicação de cada uma das quatro dimensões metodológicas do ProVa. Veja no esquema abaixo: