Quem tem medo da inteligência artificial? -

Quem tem medo da inteligência artificial?

Há, sim, o que comemorar e se preparar para aprender a fazer as perguntas certas e usar a tecnologia a nosso favor.

Luiz Marins é
Antropólogo, consultor, escritor,
autor de 33 livros. Saiba mais em
www.marins.com.

Só se fala em ChatGPT, um sistema de Inteligência Artificial (IA) desenvolvido pela empresa OpenAI e que vem tirando o sono de muitas pessoas em todo o mundo. Usando a IA o ChatGPT realmente impressiona porque ele é capaz de responder a quase qualquer pergunta que lhe seja feita. Escreve poemas, redige textos, explica fórmulas, faz cálculos complexos e quase tudo o que você possa imaginar. E o mais importante é que faz tudo isso com grande percentual de acerto! Minha opinião é a de que ninguém, menos ainda funcionários, empregados, profissionais liberais, empresários, médicos etc.— ninguém mesmo — precisa ter medo da Inteligência Artificial. A verdade é que ela veio para ajudar as pessoas a realizar tarefas de forma mais rápida e eficiente. Ela pode ajudar a automatizar processos, responder perguntas e fornecer informações úteis numa espantosa velocidade.

 Além disso, a IA pode ajudar a reduzir o tempo gasto em tarefas repetitivas, permitindo que as pessoas se concentrem em tarefas importantes. Com o uso da IA as pessoas terão mais tempo para se concentrar em tarefas criativas e inovadoras o que, sem dúvida, ajudará muito a melhorar a produtividade e a eficiência em qualquer trabalho ou tarefa. Sabendo fazer as perguntas certas — essa é a chave para usar bem os recursos da IA — os usuários podem criar conversas inteligentes com um computador, permitindo que sejam feitas tarefas complexas de forma mais eficiente.

Além disso, a IA pode fazer com que as pessoas tomem decisões mais acertadas, pois obterão informações precisas e atualizadas sobre qualquer assunto. Com a IA as pessoas também economizarão tempo, pois ela é capaz de processar informações mais rapidamente que um humano. Em suma, a IA irá revolucionar o trabalho humano. Com ela, conseguiremos realizar tarefas mais rapidamente, tomar melhores decisões e economizar tempo. E a IA não só NÃO eliminará milhares de empregos como muitos estão dizendo, como poderá exigir a criação de novos empregos, pois as empresas precisarão de profissionais para criar, monitorar, supervisionar e aprimorar os sistemas de IA e ainda muitos empregos serão criados para a realização de tarefas que antes eram realizadas por máquinas. Isso tudo ajudará no aumento de produtividade das empresas.

Portanto, não há o que temer! Há, sim, o que comemorar e se preparar para aprender a fazer as perguntas certas e usar a tecnologia a nosso favor. Assim, o grande desafio será aprender a fazer as perguntas certas pois quem não souber fazer as perguntas certas, com certeza receberá sempre respostas erradas e inúteis. Treinar os colaboradores a fazer as perguntas certas será um grande desafio no mundo da Inteligência Artificial. Baixe um aplicativo de ChatGPT e comece a usar. Vale! Pense nisso. Sucesso!

E.T.— Acredite! Boa parte deste texto foi escrita usando IA através do ChatGPT.


Notícias Relacionadas