Recepcionando seu cliente -

Recepcionando seu cliente

Américo José mostra o passo a passo na hora da primeira abordagem com o consumidor.
Por Américo José da Silva Filho ([email protected])

Olá amigos! Nossa conversa de hoje é sobre como recepcionar o seu cliente.

A segunda etapa da venda consultiva consiste em criar uma interação cordial e de confiança com o cliente. É deixá-lo à vontade para expressar suas necessidades.

Vimos na edição passada que a primeira etapa da venda consultiva é a preparação ou prospecção, caso seja realizada vendas externas.

Portanto, após o trabalho da primeira etapa, onde você já se preparou, é hora de recepcionar esse cliente. Para isso, precisamos estar atentos a alguns pontos.

Recepcionar o cliente com excelência é:

1.Estar sempre atento ao fluxo de clientes na loja.

Ou seja, observar a movimentação de seus clientes, estar atento para perceber o momento certo de abordá-lo, caso ele não venha até você, mas deseja ser atendido.

2. Interromper o que estiver fazendo para atendê-lo.

Isso significa dar atenção, mostrar para o seu cliente que ele é o mais importante naquele momento. Ele quer isso, precisa disso! E você é a melhor pessoa para ajudá-lo neste momento!

3. Cumprimentar e apresentar-se, e deixar que ele se apresente também, caso queira.

Estabelecer com o cliente uma relação amigável e cordial. Perceber se o cliente é mais “fechado” ou mais “aberto”, para que possa fazer a abordagem mais assertiva. Mas ainda sim, é essencial cumprimentá-lo e se apresentar.

4. Atendê-lo sem pressa!

O cliente que está em sua loja deseja algo. É necessário ouvi-lo, entender a sua necessidade. E para que isso aconteça com excelência, não podemos ter pressa. “A pressa é inimiga da perfeição”, já diria o ditado. E é uma verdade! Se concentre em seu cliente.

5. Converse com ele, chamando-o pelo nome.

Quem não gosta de ser chamado pelo nome? Quem não gosta de ser reconhecido? Com seu cliente não é diferente. Certamente, você deixará uma impressão positiva em seu cliente. E clientes que se sentem bem com um vendedor, atendente, jamais se esquecem e … voltam!

6. Caso o atendimento seja telefônico, atender no máximo ao terceiro toque!

Nada pior que ligar para solicitar uma informação e não ser atendido. A sua venda começa nesse momento! Não deixe o seu cliente esperando! E quando atender a ligação, lembre-se: interrompa o que estiver fazendo, para atendê-lo, cumprimente-o, se apresente e busque identificá-lo, atenda-o sem pressa, conversando com ele, chamando-o pelo nome!

Agora se você estiver atendendo um cliente no balcão peça licença para ele, atenda o telefone; informe o cliente que você está atendendo um cliente no balcão e retorne a ligação assim que terminar o atendimento.

Engana-se quem acha que o velho “como posso ajudar?” é diferencial para recepcionar com excelência o cliente.

Recepcionar o seu cliente é ir além das expectativas dele, é transformar um problema em algo já resolvido.

A venda em si pode até não acontecer neste momento, mas sabemos que ele jamais esquecerá a experiência de ter sido (bem) atendido por você!

Procure ter perto de você tudo que precisa para dar um bom atendimento.

Até a próxima! Sucesso e boas vendas!

Exercício

Das alternativas abaixo, qual delas ilustra os 5 passos para uma recepção com excelência ao cliente?

1) Apresentação, cumprimento, buscar o produto, confirmar com o cliente a forma de pagamento e realizar a venda.

2) Estar atento ao fluxo, interromper o que estiver fazendo, cumprimentar, se apresentar e fazer a venda.

3) Atender sem pressa, chamar pelo nome, entregar o produto, oferecer outros produtos e fazer a venda.

4) Estar atento ao fluxo, interromper o que estiver fazendo, cumprimentar, se apresentar, atender sem pressa e chamar o cliente pelo nome.


Notícias Relacionadas
Read More

Lavando as mãos da pandemia no Brasil

Estudos comprovam que boa parte das infecções, inclusive hospitalares, poderia ser evitada se as pessoas lavassem bem e com mais frequência suas mãos.