Recolocação e remanufatura de produtos é tendência no varejo de maneira geral -

Recolocação e remanufatura de produtos é tendência no varejo de maneira geral

Lucas Torres jornalismo@novomeio.com.br

Dona de um portfólio de clientes composto por empresas como Nestlé, Mondelez, Vigor, Unilever, iFood, Facily, BRF e Swift, a greentech brasileira ‘Gooxxy’ oferece soluções de recolocação no mercado de bens de consumo perecíveis que poderiam ser descartados no atacado e no varejo caso não fossem consumidos com a velocidade adequada. Apenas em 2021, a empresa recolocou mais de R$ 300 milhões em produtos, combatendo efetivamente o desperdício de itens como chocolates, pães, bolos, chocotones e panetones, bebidas, incluindo sucos, leites e iogurtes, além de produtos de higiene, como xampu, condicionador, desodorantes e outros. Em 2022, a meta é alcançar o montante de R$ 500 milhões. Mantendo sua filosofia de oferecer ao aftermarket automotivo referências para realizar o exercício do benchmarking, nossa reportagem conversou como o CEO da startup, Vinícius Alves, a fim de compreender a articulação dos diferentes membros da cadeia neste processo.

Novo Varejo Automotivo – No que consiste o conceito de recolocação de produtos e como ele se aplica na prática da cadeia varejista?

Vinícius Alves – Nossa atuação está em identificar o cliente B2B interessado em comprar a mercadoria e conectar com a indústria, para que ela deixe de investir tempo e recurso para vender produtos com margem negativa.

NVA – Apenas os perecíveis ou produtos remanufaturados como as autopeças também entram neste escopo? Como a recolocação de produtos pode beneficiar empresas do varejo e da distribuição?

VA – Atualmente, trabalhamos focados apenas em alimentos, bens de consumo e bebidas – já fomos provocados pela indústria automotiva, mas entendo que, neste momento, ainda é cedo para nossa atuação nesse mercado, pois onde atuamos ainda tem muito a ser feito. Quanto ao benefício, ele vem do fato de que, acessando estes produtos, a distribuidora e o varejo conseguem melhorar suas margens ou ainda oferecer condições melhores para seus clientes. Em alguns casos, os descontos podem chegar a até 90%.

NVA – Você acredita que o mercado brasileiro está amadurecendo no âmbito do envolvimento com as pautas ESG?

VA – Sem dúvida, isso é uma pauta que está dentro de toda indústria. Atualmente, nós, da Gooxxy, possuímos algoritmos capazes de quantificar emissão de CO2 em cada operação. No caso de alimentos, quantificamos ainda número de refeições disponibilizadas com nossa atuação. Dito isto, sinto que a indústria está mais evoluída, enquanto no varejo esse assunto ainda é muito novo.

NVA – Quais são os portes de empresas que mais buscam a solução da Gooxxy: pequenas, médias ou grandes?

VA – Trabalhamos com as maiores indústrias de alimentos, bens de consumo e bebida do país. Indústrias com faturamento superior a 50 milhões de reais/ano conseguem fazer negócios com a Gooxxy.

NVA – Estamos às vésperas da Black Friday – período em que há grande expectativa por promoções vantajosas para o consumidor. Como o conceito da recolocação pode ser aplicado na estratégia das empresas para esta data?

VA – Temos visto que muitos dos clientes têm comprado volumes maiores acreditando que vão recolocar esses produtos próximos ao vencimento com grandes descontos. É aqui que a estratégia da recolocação se encaixa. Essa data é muito forte.


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